sexta-feira, 3 de outubro de 2008

AMENDOIM, PURA PROTEÍNA!

AQUI NO BRASIL, É UM APERITIVO TRADICIONAL. EM ALGUNS PAÍSES, CHEGA A FAZER PARTE DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES. RICA FONTE DE ENERGIA, A SEMENTE COMBINA COM RECEITAS DOCES, SALGADAS, COM SALA DE ESPERA E JOGO DE FUTEBOL.

SEMENTE BRASILEIRA:

A maioria dos estudos indica que o amendoim foi identificado pela primeira vez no Brasil, durante o período de colonização. Era muito consumido pelos povos nativos, tanto é que diversas histórias indígenas se referem a essa semente. Entre os mitos Tuparis, por exemplo, a árvore do amendoim era a que segurava o céu.

PURA PROTEÍNA:

Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. Por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue amenizar a carência das fontes animais em regiões pobres, onde a carne é pouco consumida. Não foi à toa que, em 2004, o governo da Paraíba recomendou a utilização do amendoim nas merendas escolares da rede pública, junto com o gergelim.

ANTES DE CONSUMIR, SAIBA QUE:

- Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal.

- Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, tais como pé-de-moleque.

- Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos como sabonetes, cosméticos e margarinas, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.

- Deve ser armazenado em locais protegidos de luz, pois é rico em gorduras e pode ficar rançoso com o calor. “Quando comprar, prefira os acondicionados em embalagem escura”, aconselha Dith Mesquita.

- É melhor conservá-lo em locais secos. Repare se a embalagem está intacta, pois o contato com a umidade pode facilitar a proliferação do Aspergillus flavus, um fungo que produz aflatoxina, nociva à saúde.

APESAR DE SER SAUDÁVEL DO PONTO DE VISTA CARDIOVASCULAR, O AMENDOIM NÃO É IDEAL PARA QUEM QUER EMAGRECER. EM 100g DO ALIMENTO CRU, HÁ 544 KCAL!

GORDURA QUE FAZ BEM.

Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada; e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoléico. “As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesteral “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Dith Mesquita, professora da Universidade Anhembi-Morumbi. O amendoim puro não contém colesterol, o que é uma excelente notícia, afinal, além de ser livre das gorduras “ruins”, ele ainda diminui os níveis já presentes no organismo. Dá-lhe amendoim!

Fonte: http://www.dicasecia.com/

0 comentários: