quarta-feira, 26 de setembro de 2012

10 dicas do que não fazer na cozinha.


Mais difícil do que saber o que exatamente fazer na hora de uma receita é ter em mente o que não fazer. E não é tão óbvio assim, pois receitas são ótimas para orientar nossos passos na cozinha, mas não contam com sinalização de segurança capaz de garantir o sucesso.
Muitos truques são adquiridos de forma autodidata e na prática, o que não nos impede de dar uma forcinha e deixar aqui algumas dicas do que NUNCA fazer em sua aventura gastronômica.

Cuidado com o choque térmico
De forma alguma adicione líquidos gelados em carnes quentes. Isso causa um choque térmico capaz de deixar até seu filé mignon com uma consistência nada suave.

Aprenda a usar o amido de milho
Muito utilizado para engrossar caldos, molhos e afins, o amido de milho nunca deve ir em pó para a panela. Deve sempre ser diluído em leite ou água para exercer sua função na receita. No entanto, vale avisar: estes diluentes devem estar sempre frios, ou o amido cozinha antes mesmo de ir à panela.

Aprenda a usar o fermento
E o fermento, então? Reserve para ele uma vasilha um tanto maior que a imaginada. Ao receber o líquido diluente, o ingrediente começa a crescer ali mesmo e em poucos segundos vira uma divertida montanha nevada. Se não estiver bem acondicionado vai derramar e uma boa parte dele corre o risco de ficar intacto no fundo do recipiente.

Escorra massas e legumes
Depois de atingir o ponto de cozimento desejado, massas e legumes devem ser prontamente escorridos. Caso contrário, continuarão cozinhando enquanto estiverem na água quente, mesmo que mais lentamente. O mesmo serve para assados que ficam no forno fechado após o desligamento da chama.

Óleo só em panela seca
Não derrame qualquer tipo de óleo em panelas com gotas d’água. Enxugue-as bem antes de usar ou ao começar a esquentar espirrará óleo para todos os lados, o que é péssimo para a limpeza e perigoso para seus olhos.

Ovo: quebre em recipiente separado
Nunca, mas nunca mesmo, quebre um ovo em cima do conteúdo de uma receita. Delicados, eles escondem muito bem se estão estragados ou não. E, uma vez derrubado em cima de qualquer outro conteúdo, não tem mais salvação. Por isso, sempre quebre ovo por ovo em outro recipiente, adicione um a um na sua receita e não corra riscos.

Bolo: abra a porta do forno só depois de 25 minutos
Uma vez posto para assar, os bolos devem ali descansar. Não abra a porta do forno pelo menos por 25 minutos ou até estar coradinho. Golpes de ar frio fazem com que eles baixem e percam toda pompa.

Cuidados para não empapar o macarrão
Respeite a quantidade exata de água para cozinhar o macarrão. A massa cozida em pouca água fica grudenta e empapada. Verifique sempre o indicado na embalagem.

Iogurte e creme de leite no ponto certo
Cuidado ao misturar iogurtes e creme de leite em pratos quentes. Eles podem talhar facilmente. De preferência desligue o fogo e misture estes ingredientes depois.

Segurança na cozinha
Segurança também é parte de uma boa cozinha. Por isso, ao empunhar uma faca caminhe com a mesma virada para baixo e mantenha os cabos das panelas sempre voltados para dentro do fogão. Se quiser bater caldos e sopas no liquidificador espere que esfriem para evitar queimaduras.

Fonte: Fernanda Canto

0 comentários: