quinta-feira, 11 de outubro de 2012

De que forma o ar-condicionado prejudica a saúde?


No calor, nada melhor do que entrar em um ambiente resfriado. Com isso, o ar-condicionado acaba se tornando um grande parceiro dos dias quentes, não é mesmo? Pois saiba que essa parceria não é nada benéfica, pois pode desencadear diversos problemas respiratórios, principalmente para quem já sofre com alergias.

A baixa temperatura agrava, por exemplo, os sintomas de pessoas com rinite alérgica. Já nos asmáticos, ela  pode causar broncoespasmo (contração da musculatura dos músculos), dificultando a respiração.

Além disso, o resfriamento “seca” o ambiente, prejudicando a mucosa respiratória, e ainda pode causar contaminação, já que o aparelho nunca é limpo como deveria. Logo, fungos e ácaros acumulam-se, provocando alergias e infecções, como sinusite, amigdalite e otite.

Para minimizar os riscos, procure então reduzir o uso do ar-condicionado e limpe, sempre que possível, o filtro do aparelho. Para isso, use aspirador de pó ou água corrente e só coloque-o de volta quando o aparelho estiver completamente seco. Abrir a janela vez ou outra também é importante para que o ar possa ser trocado. Fique atenta!

0 comentários: