quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mudanças de clima e de temperatura propiciam o aparecimento da gripe

A febre chega. A dor no corpo aparece. O mal-estar e o desânimo tomam conta da situação. Os sintomas da gripe são conhecidos por todo mundo e já está comprovado que na mudança de clima e de temperatura os vírus gripais (adenovírus e influenza, principalmente) encontram condições adequadas para se fixarem no organismo.

Algumas medidas previnem o surgimento desse incômodo – evite lugares muito fechados, com aglomeração de pessoas e tome muita vitamina A e C. Você pode optar tanto pelas vitaminas concentradas, vendidas em farmácias, ou pela ingestão de alimentos que contém essas duas vitaminas. As frutas cítricas (laranja, mexerica, tangerina e acerola) são ótimas fontes de vitamina C. Cenoura, beterraba e tomate têm muita vitamina A. Se você foi pego de surpresa pela gripe, a alternativa é tratar os sintomas.


Alerta

Uma gripe pode se transformar em uma infecção bacteriana. Cada tipo de infecção exige medicamentos apropriados, por isso, é muito importante procurar um médico. Se ele receitar um antibiótico, o medicamento deve ser ingerido durante o período determinado pelo médico. A interrupção precipitada faz com que a bactéria ganhe força e a infecção se torne mais difícil de ser tratada.

Se a doença persiste por mais de uma semana, a sinusite pode aparecer. Os principais sintomas da sinusite são a sensação de peso na cabeça ou na face, acompanhada de secreção contínua.

Mas, o perigo maior está em a gripe evoluir para um quadro de pneumonia. Cuidados especiais devem ser tomados e o acompanhamento médico é essencial. O tratamento exige uso de antibióticos, repouso e hidratação oral (bastante água e sucos).

Fonte: Unimed

0 comentários: