terça-feira, 5 de maio de 2009

O segundo semestre é sempre melhor para a economia

[Por Antônio Filatelli]

Conforme a matéria publicada no site brasil.melhores.com.br, o segundo semestre do ano sempre é melhor para a economia. Essa informação foi passada por Stephen Charles Kanitz, consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. É colunista da revista Veja desde 1998, na seção Ponto de Vista.

Kanitz esclarece que o segundo semestre sempre ser melhor do que o primeiro em termos de atividade econômica e isso não ocorre somente quando o país está crescendo.

Como se sabe, o Brasil só começa a trabalhar depois do carnaval. Janeiro é o mês que todo mundo tira férias. Outubro, novembro e dezembro são meses em que se distribuiu o 13.º e, portanto, se gasta mais. Nessa época do ano, tem o dia da criança e, obviamente, o Natal.

O especialista afirma que “Na minha época de editor do anuário Melhores e Maiores, publicávamos essas estatísticas, que davam 48% de vendas no primeiro semestre e 52% no segundo semestre”.

Kanitz alerta que “o segundo semestre será muito melhor do que este semestre. O consumo das famílias deve crescer 3,8% ou mais em 2009 e, no mínimo, 6,6% em 2010. Esse pessoal, portanto, vai ser muito importante daqui para frente.”

O administrador conclui que estamos retomando o crescimento, por isso, precisamos nos preparar já para podermos suprir o mercado com tudo que ele pensa comprar nos próximos 18 meses (algo superior a 10%).

Outros especialistas também são otimistas quanto à recuperação econômica e retomada de investimentos no segundo semestre de 2009. No setor imobiliário, as expectativas são ainda maiores devido às medidas habitacionais realizadas pelo governo, como o aumento do valor do financiamento de imóveis para até R$ 500 mil. O pacote habitacional deve entrar efetivamente em prática a partir de julho, aumentando ainda mais o número de consumidores adquirindo imóveis.

0 comentários: