sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cólicas Menstruais e TPM: “Livre-se delas!”

Há mulheres que detestam ficar menstruadas, outras que se sentem aliviadas quando o ciclo se completa. No primeiro caso, cólicas constantes prejudicam o rendimento no trabalho ou faculdade e, durante a TPM (tensão pré-menstrual), elas chegam a nocautear maridos e namorados. Conheça as causas e, também, soluções para livrar-se de uma vez por todas deste mal estar.

Por que sentimos cólica?
No ciclo menstrual, o óvulo não fecundado é eliminado, causando alterações no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante este processo, ocorre isquemia nas células uterinas (baixa irrigação sanguínea), ocasionando dor.

O nome científico da cólica menstrual é dismenorréia primária (as secundárias, são consideradas patológicas). Sua intensidade, branda ou pungente, explica-se pela quantidade de prostaglandina no útero.

Tome cuidado!
“Para os transtornos relacionados ao ciclo menstrual, o diagnóstico é clínico”, explica a ginecologista Denise Drumond. Isto significa que a paciente deve ter uma boa conversa com o seu médico, sem que nenhum dado seja omitido. Acontece de a paciente achar que está sofrendo com cólicas menstruais e, na verdade, apresentar dismenorréia secundária (do tipo patológico).

Neste caso, dores no útero podem ser em função do uso de DIU, evolução de um mioma, pólipo interuterino ou endometriose inflamatória-pélvica.

Cortar, ou não, o mal pela raiz?

Mas não só de cólicas vivem as mulheres. Outro mito do ciclo menstrual é a tensão pré-menstrual (TPM). Luciana Ramos Lavorato, 26, sempre sofreu com as dores da cólica, mas era a TPM que a tirava do sério. Cansada de sofrer, resolveu cortar o mal pela raíz - parou de menstruar.

“Durante o período pré-menstrual, tinha vontade de morder as pessoas quando contrariada, brigava com motorista de ônibus e os dois maridos que tive sempre reclamaram da minha oscilação de humor”, relata Luciana, que diz sofrer de TPM desde os 15 anos.

Depois de assistir pela TV uma entrevista com o ginecologista baiano Eusimar Coutinho, autor do polêmico livro “Menstruação, a Sangria Inútil”, ela tomou a decisão de suspender o ciclo através do uso contínuo de pílula anticoncepcional, tendo o apoio de sua ginecologista.

TPM, a síndrome

A tensão pré-menstrual ou síndrome pré-menstrual é caracterizada por alterações emocionais, transtornos psicossomáticos e comportamentais. Lesões orgânicas, como a queda de prostaglandina e várias vitaminas, como a B6, A e E são produzidas por influências psíquicas, consideradas, até hoje, um “mistério”.

Por exemplo, a ginecologista e obstetra Denise Drumond explica que a mulher com TPM sofre de um certo “transtorno do eixo hipotálamo-hipófise-ovário”, mas por que isto acontece, a ciência ainda não conseguiu explicar.

Além da alteração em áreas cerebrais de extrema importância (a hipófise, por exemplo, controla a temperatura do corpo e o sono), durante a síndrome há queda de beta-endorfinas, de prostaglandina (do tipo F2-alfa, E2, D) e vitaminas B6, A e E, além de refração líquida. Nesta época, a mulher pode sofrer de depressão, oscilações de humor, ansiedade e dor nos seios.

Solução natural: dieta e exercício físico

Evitar - substâncias estimulantes, como derivados de cafeína, cola e xantina
Não fume!
Reduzir - uso de bebida alcóolica, sal marinho e açúcar refinado
Preferir - alimentos diuréticos, como morango, melancia, salsa e agrião.
Em sua dieta, dê preferência a verduras e legumes.
Habitue-se a dormir bem
Pratique exercício físico regularmente, eles propiciam o auto-controle e estimulam a produção de beta-endorfinas no organismo. As atividades mais recomendadas são: hidroginástica, yoga, tai-chi-chuan e massagens relaxantes.

Castração química
A ginecologista e obstetra Denise Drumond também encoraja suas pacientes em suspender a menstruação quando julga necessário. “Mal não faz, mas o profissional deve fazer um exame físico detalhado, para que a solução não vire mais um problema”, alerta Denise. Existem pacientes que não se adaptam ao uso contínuo de anticoncepcionais.
Outras alternativas para a “castração química” são: pílula injetável (90/90 dias), uso de análogo de Gnrh, danasol ou gestinona. Mas não se auto-medique: procure a opinião do seu médico.

Repórter Ana Maria Reis

Fonte: Acessa

ENXAQUECA

ESSA DOR DE CABEÇA, NA MAIORIA DAS VEZES INSUPORTÁVEL, ATINGE CERCA DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS, EM ESPECIAL MULHERES.

APRENDA A LIVRAR-SE DELA.

O QUE É:

Os antigos egípcios já a conheciam há mais de três mil anos. Os gregos, ao estudá-la, atribuíram indevidamente a culpa de sua existência ao fígado. Porém, hoje os especialistas sabem que a enxaqueca é uma das quase 300 dores de cabeça classificadas pela medicina. Entre todas elas, esta talvez seja a mais conhecida não só por sua intensidade, mas também por apresentar sintomas bem típicos.

Diferente de outras cefaléias, sua dor é pulsátil (como se o coração estivesse batendo no local), unilateral (varia de lado, de crise para crise) e atinge as regiões frontal e temporal. A enxaqueca atinge mais mulheres (18%) do que homens (6%).

QUEM SOFRE:

Seu pico de incidência acontece entre 20 e 45 anos, embora, em menor proporção, as crianças também sejam atingidas por dores de cabeça que devem ser investigadas e tratadas: “Estudos mostram que, até seis anos de idade, 39% das crianças já sabem o que é ter dor de cabeça. Entre os adolescentes até 15 anos, 70% deles relataram episódios de cefaléias. Algumas podem ser diagnosticadas como enxaquecas. Portanto, é preciso ficar atento às queixas das crianças e dos jovens”, alerta Célia Roesler, neurologista e coordenadora do departamento científico de cefaléia da Academia Brasieira de Neurologia.

DIFERENTES SINTOMAS:

Em uma crise, em geral, a dor começa fraca e se torna cada vez mais intensa. Seu período de duração varia entre 4 a 72 horas. Somam-se à dor insuportável outros sintomas como: náuseas e ou vômitos, intolerância à luz (fotofobia), intolerância a barulhos (fonofobia) e tonturas. Durante um ataque, podem ocorrer dificuldade de concentração, sensação de cansaço e mal-estar.

Nos homens, a dor mais comum é a cefaléia em salvas. Diferente da enxaqueca propriamente dita, a dor costuma chegar subitamente de madrugada, atingindo um só lado da cabeça, na fronte ou ao redor do olho. É tão intensa que pacientes relatam a sensação de que sentem algo perfurando o olho.

COMO A CRISE CHEGA:

A enxaqueca, também conhecida como migrânea, acontece por causa de uma disfunção química cerebral de origem genética.

Veja como surge a dor: o ataque de enxaqueca parece provocar uma mudança na sensibilidade dos vasos sanguíneos da cabeça. No início, com a liberação de uma substância conhecida como noradrenalina, alguns vasos que irrigam o cérebro se contraem, provocando diminuição da irrigação cerebral. Esse fato faz surgir sinais como visão embaralhada e dormência em algumas crises. Na medida em que a constrição desaparece, as artérias extracranianas se dilatam e o paciente sente uma dor latejante (pulsátil) que afeta um ou outro lado da cabeça. Vale lembrar que esse desarranjo tem fortes componentes genéticos: entre os pacientes que sofrem de enxaqueca, 75% relatam pelo menos uma pessoa da família com o mesmo problema.

CAUSAS FREQÜENTES NA ALIMENTAÇÃO:

Um grande estresse físico ou emocional, sono demais ou de memos, mudanças bruscas de temperatura, álcool, perfume, jejum ou dieta rigorosa e períodos menstruais são alguns dos fatores, conhecidos como gatilhos, que podem desencadear uma crise. Entretanto, vários alimentos também podem ser a causa da dor. Os maiores vilões dessa história são: chocolate, embutidos, queijos amarelos, molhos vermelhos, frutas cítricas, glutamato monossódico, aspartame e bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto. No entando, a sensibilidade a esse ou àquele alimento varia de paciente para paciente: “Daí, a importância de se observar, inclusive anotar em um diário, tudo o que ocorre antes e durante uma crise para ser relatado ao médico. Uma simples observação pode ser a chave do sucesso para um tratamento correto”, avisa Célia.

TRATAMENTOS EFICAZES:

O tratamento vai depender da história clínica do paciente, da freqüência, intensidade e duração das crises. Entretanto, o alívio para a dor pode ocorrer de duas maneiras: tratando a crise propriamente dita com medicamentos da família dos triptanos, em forma de tabletes, para serem colocados embaixo da língua, que agem depois de cinco minutos; ou utilizando o tratamento preventivo, à base de medicamentos que evitam que a crise se instale de vez. Os medicamentos preventivos podem ser antidepressivos, anticonvulsionantes, anti-hipertensivos e para combater labirintite, entre outros. “Essas medicações são recomendadas em doses menores das utilizadas para tratar das doenças”, explica Célia.

ANTES QUE ELA APAREÇA:

Cerca de 15% dos pacientes costumam ser “avisados” quando uma crise se anuncia por meio de um fenômeno neurológico conhecido como aura, manifestada em forma de alterações visuais. Quando aparece a aura, o paciente começa a enxergar manchas escuras ou pontos luminosos em sua frente. “A enxaqueca com aura é assustadora, principalmente na primeira vez que acontece. O paciente pode achar que está sofrendo um acidente vascular cerebral (derrame). Mesmo que já tenha passado por essa experiência, muitas vezes o paciente entra em pânico por medo de perder a visão e não retomá-la após a crise”, escreve Célia Roesler, junto com Edgard Raffaelli Jr. e R. da Silva Neto, no livro Dor de Cabeça, um guia para entender as dores de cabeça e seus tratamentos.

Fonte: http://www.dicasecia.com/

Quer combater a celulite? Faça Jump

Quem disse que pular é coisa de criança? Os mini-trampolins estão invadindo as academias e mostrando que cuidar do corpo não precisa ser um sacrifício. Montamos um guia para você aproveitar o máximo dessa aula - que é uma delícia.


Os dois tipos de aulas mais comuns são o Power Jump e o Jump Fit. O Power Jump, criado pela Body Systems, é todo montado sobre ritmos fortes, sem descansos, enquanto o Jump Fit, da Fit Pro, alterna músicas fortes e leves, permitindo uma recuperação entre os estímulos.

O Jump (para citar os dois tipos) é uma aula de 45 a 60 minutos, onde o aluno realiza uma série de exercícios sobre um mini-trampolim. O interessante é que a seqüência de músicas (o mix) só muda a cada três meses, então, os alunos podem aprender a coreografia e evoluir, enquanto se divertem.

A boa notícia é que, de acordo com a professora Janaína Martins Claro, da academia Corpus, em São Paulo, o Jump estimula a drenagem linfática, reduzindo bastante a celulite aparente. Isso porque o movimento de contração e relaxamento dos músculos da coxa, que acontece a cada vez que pulamos, funciona como uma massagem. Para combater totalmente esse mal, experimente combinar as aulas de Jump com exercícios localizados de glúteos.

Para quem já pratica spinning, o Jump é uma ótima variação, pois trabalha os mesmos músculos (inferiores, glúteos, coxas e panturrilhas) e queima as mesmas calorias: cerca de 600 por hora. A vantagem é que o Jump também trabalha o abdômen, e o trampolim absorve parte do impacto sobre os joelhos e a lombar, tornando a atividade mais segura. Por isso, quase todo mundo pode fazer, independente da idade.

Como o peso máximo suportado é de cerca de 120 quilos, pessoas acima do peso também podem praticar. A restrição existe para quem tem instabilidade nos joelhos ou tornozelos, labirintite não controlada ou hérnia de lombar. Quem tem outros problemas de saúde deve consultar um médico antes.

Para praticar o Jump, é preciso tomar alguns cuidados: sempre manter os joelhos semi-flexionados, o abdômen contraído, os pés inteiros no trampolim e a postura correta. Se for sua primeira aula, peça para o professor lhe mostrar a posição certa. Uma dica é não usar calças compridas, porque o tecido pode ficar preso nas molas que prendem o trampolim, prejudicando o equilíbrio.

Antes de começar, confira se a sua academia está associada à Body Systems ou ao sistema Fit Pro, e se os professores possuem o certificado específico para o Jump.

Por Juliana V. Reginato

Fonte: Cristiana Arcangeli

Dieta Nota 10, a dieta que emagrece famosas

Você já reparou que atrizes como Carolina Dieckmann, Camila Morgado e Daniela Escobar estão sempre em forma? Elas são seguidoras da dieta Nota 10, elaborada pelo médico Guilherme de Azevedo Ribeiro, que inclusive lhe rendeu um livro chamado “Dieta Nota 10”, com um manual do método alimentar.


A filosofia da dieta tem semelhanças aos sistemas de pontos, já muito conhecido. No caso, os pontos são denominados “notas”, ou seja, cada alimento indicado tem um número de “notas” relacionado à quantidade de calorias. Cada pessoa pode consumir um determinado número de “notas” de acordo com sua altura e sexo.

O objetivo desse método alimentar é o emagrecimento sem nenhum tipo de proibição. Até o delicioso, porém calórico, chocolate é permitido, apesar de custar muitas “notas”.

Para a nutricionista Eliane Romantini, essa dieta permite o consumo de uma grande variedade de alimentos. “Nada é proibido e ao mesmo tempo a pessoa tem controle na ingestão calórica, o que pode facilitar a perda de peso, se não exagerar no excesso de alimentos calóricos”, explica.

Outro ponto positivo é a não proibição de nenhum tipo de alimento. “A proibição pode fazer com que as pessoas supervalorizem o alimento e consumam sem controle”, disse a nutricionista. Porém, ela alerta que a ingestão deve ser controlada. “O consumo de alimentos que tem alto teor calórico, com excesso de gordura e açúcar e baixo valor nutritivo, como doces e frituras, deve ser feito em quantidades pequenas e com freqüência baixa, não pode fazer parte do dia-a-dia porque têm poucos nutrientes (vitaminas, minerais)”, diz.

Além do que, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal, que está relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Apesar dos pontos positivos, a nutricionista explica o “perigo” da dieta. “Essa alimentação pode fazer com que o paciente deixe de consumir comidas equilibradas por causa desse sistema de ‘notas’. A pessoa pode acabar substituindo um almoço saudável por um lanche gorduroso por ter o mesmo número de ‘notas’, por exemplo. Ou substituir duas frutas por um chocolate”, afirma.

Uma alimentação saudável, de acordo com Eliane, é quando a pessoa come de cinco a seis refeições por dia, com equilíbrio entre os grupos alimentares, sem excluir nenhum deles. “O ideal é consumir um tipo de carboidrato, proteína, vegetal e fruta nas principais refeições do dia. A alimentação deve ser variada, colorida e ter todos os nutrientes para um bem estar físico e mental”, orienta.
Para obter um emagrecimento saudável, o ideal é combinar boa alimentação com exercícios físicos. “Quando se faz atividade física junto com alimentação equilibrada, o exercício permite que a pessoa aumente massa muscular. Com o aumento de massa, o metabolismo fica mais acelerado e faz com que a pessoa tenha maior gasto de gordura corporal. Caso contrário, se a pessoa perde massa, o metabolismo fica lento, o que dificulta a perda de peso”, alerta Eliane.

Na visão da nutricionista, o importante não é ficar contando desesperadamente calorias, mas sim promover uma reeducação alimentar, onde nada é proibido, mas tudo deve ser equilibrado. O que importa, de verdade, é emagrecer com saúde!

Por Tamirys Collis

Fonte: Cristiana Arcangeli

Como tirar manchas na pele

As manchas na pele são um tormento para as mulheres que buscam uma pele saudável e homogênea. As causas dessas manchas podem ser as mais variadas como por exemplo a alteração na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne.


Seja qual for o tipo de mancha o mais importante é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o tipo de mancha e recomendar o melhor tratamento para o caso.
Confira abaixo os tratamentos mais comuns para tratamento de manchas na pele.

Filtro Solar
No caso de manchas na pele causadas pela excessiva exposição ao sol, o uso de um bom filtro solar com um alto fator de proteção é o melhor caminho para prevenção e também para o tratamento desse tipo de mancha.

Cosmocair C250
Impede a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos e inibe moderadamente a atividade da tirosinase. Cosmocair C250® atua por dois mecanismos de ações diferentes na melanogênese, sendo efetivo no clareamento de manchas de pele.

Ácido Kojico
O Ácido Kójico é um dos despigmentantes naturais mais eficientes do mercado, por isso tem sido muito usado com excelentes resultados.

A vantagem desse produto está na suavidade de ação sobre a pele. O Ácido Kójico não causa irritação nem fotossensibilização no usuário, possibilitando seu uso até mesmo durante o dia. Além disso, o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.

Clarinskin II
É extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem raríssima no mundo dos cremes clareadores.

Hidroquinona
Ainda é a o creme manipulado mais prescrito. Inibe a ação da tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. Deve ser utilizada por no máximo nove meses, pois pode provocar irritação em quem tem pele sensível.

Pellings Superficiais
Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para o tratamento de manchas na pele, pois remove apenas a camada supercicial da pele.

Loções clareadoras
Dentre as mais famosas podemos citar: Nive Visage Uniform Skin, White Peel C, Skin Plus, Melani-D e Soya Unify. Os preços variam de R$30,00 (Nivea Visage) à R$140,00 (White Peel C).

Fonte: Dicas de Mulher

AMENDOIM, PURA PROTEÍNA!

AQUI NO BRASIL, É UM APERITIVO TRADICIONAL. EM ALGUNS PAÍSES, CHEGA A FAZER PARTE DAS PRINCIPAIS REFEIÇÕES. RICA FONTE DE ENERGIA, A SEMENTE COMBINA COM RECEITAS DOCES, SALGADAS, COM SALA DE ESPERA E JOGO DE FUTEBOL.

SEMENTE BRASILEIRA:

A maioria dos estudos indica que o amendoim foi identificado pela primeira vez no Brasil, durante o período de colonização. Era muito consumido pelos povos nativos, tanto é que diversas histórias indígenas se referem a essa semente. Entre os mitos Tuparis, por exemplo, a árvore do amendoim era a que segurava o céu.

PURA PROTEÍNA:

Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. Por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue amenizar a carência das fontes animais em regiões pobres, onde a carne é pouco consumida. Não foi à toa que, em 2004, o governo da Paraíba recomendou a utilização do amendoim nas merendas escolares da rede pública, junto com o gergelim.

ANTES DE CONSUMIR, SAIBA QUE:

- Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal.

- Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, tais como pé-de-moleque.

- Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos como sabonetes, cosméticos e margarinas, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.

- Deve ser armazenado em locais protegidos de luz, pois é rico em gorduras e pode ficar rançoso com o calor. “Quando comprar, prefira os acondicionados em embalagem escura”, aconselha Dith Mesquita.

- É melhor conservá-lo em locais secos. Repare se a embalagem está intacta, pois o contato com a umidade pode facilitar a proliferação do Aspergillus flavus, um fungo que produz aflatoxina, nociva à saúde.

APESAR DE SER SAUDÁVEL DO PONTO DE VISTA CARDIOVASCULAR, O AMENDOIM NÃO É IDEAL PARA QUEM QUER EMAGRECER. EM 100g DO ALIMENTO CRU, HÁ 544 KCAL!

GORDURA QUE FAZ BEM.

Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada; e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoléico. “As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesteral “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Dith Mesquita, professora da Universidade Anhembi-Morumbi. O amendoim puro não contém colesterol, o que é uma excelente notícia, afinal, além de ser livre das gorduras “ruins”, ele ainda diminui os níveis já presentes no organismo. Dá-lhe amendoim!

Fonte: http://www.dicasecia.com/

Dieta da Sopa

A dieta da sopa é o método mais popular para emagracer. Esse tipo de deita baseia-se em um cardápio semanal onde a pessoa come todos os dias uma sopa a base de repolho, que pode ser consumida inclusive várias vezes ao dia.
Apesar de ser eficaz, a dieta da sopa recebe muitas críticas de especialistas, pois ela tem poucas calorias porém é desbalanceada. A dieta é pobre em proteínas, gorduras e carboidratos.

Por não ser uma dieta balanceada, ela pode causar sintomas de fraqueza, mal-estar e dor de cabeça.

Apesar dos contras, a dieta da sopa é eficaz no emagrecimento e por essa razão muitas pessoas insistem em utilizá-la.

Receita da Sopa de Repolho
Ingredientes
* 1 repolho inteiro, cortado ou picado
* 2 cebolas grandes
* 2 latas de tomate em lata, sem pele, picados
* 2 pimentões
* 4 ramos de salsão
* 1-2 pacotes de sopa de cebola em pó
* qualquer tipo de ervas a gosto (cheiro verde, manjericão, etc..)
* 6 cenouras
* 250 gramas de ervilha torta
Modo de Preparo
Coloque todos as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos as hortaliças estiverem cozidos e junte as ervas.

O Dica Feminina recomenda a todas leitoras procurar um médico antes de iniciar qualquer tipo de dieta.

Fonte: Dicas de Mulher

Diminuir o colesterol

O excesso do LDL provoca a formação de placas de gordura nos vasos sangüíneos, o que pode levar ao entupimento das artérias. Dá para abaixar os níveis deste vilão consumido bons alimentos, acredite!
Quais alimentos escolher: salmão, sardinha, cavala, atum, frutos do mar mariscos, mexilhões, vongole, caranguejos, siris, azeite de oliva, amêndoas, nozes, abacate, germe de trigo, aveia, feijão, alho, cebola, brócolis, cenoura, pimentão vermelho, abóbora, couve-flor, espinafre, alface, maçã, morango, laranja, caju, acerola, goiaba, kiwi, pêssego, berinjela e chá verde ou preto.

Por que funciona: o colesterol alto vem do excesso de queijos, frituras, gorduras saturadas de origem animal (carnes gordas, gordura de frango, torresmo, lingüiça, embutidos tipo salame e mortadela), leite integral, queijos gordos, frituras, gordura trans (margarinas e gordura hidrogenada), consumo excessivo de óleos vegetais (soja, milho, algodão), fast food, biscoitos doces e salgados. Quando você limita o uso destes alimentos e pratica atividade física, automaticamente só acumula o bom colesterol, ou seja, o HDL. Os alimentos ricos em selênio, em Ômega 3 e Omega 6 como castanha do pará, nozes, avelãs diminuem o colesterol ruim que não faz bem para a saúde.

Modelo de cardápio:

Café da manhã
1 xíc. de chá mate ou café + 1 fatia de queijo magro + 1 fatia de blaquet de peru no pão diet ou light sem colesterol

Lanche da manhã
1 pêssego ou 1 pote de gelatina diet

Almoço
Salada verde + legumes cozidos + 1 filé de salmão grelhado + 4 col. (sopa) de feijão.

Lanche da tarde
1 fatia de pão de aveia + 2 col. (sopa) de queijo tipo cottage + 1 maçã.

Jantar
Salada de alface americana à vontade + 1 col. (chá) de alho-poró picado + tomate + 2 fatias médias de peito de peru assado + 3 col. (sopa) de lentilha + 1 pote de gelatina diet ou pudim diet como sobremesa.

Ceia
1 copo de 200 ml de leite de soja + 2 nozes + pão de forma integral light com queijo tipo cottage.

Fonte: Dieta Já

17 dicas de beleza imbatíveis para você se tornar poderosa

Com esses truques de cabelo e maquiagem, a sua auto-estima vai decolar
Tem dias em que o espelho não ajuda. Você veste sua melhor roupa, põe seu salto mais poderoso e, mesmo assim… nada! Parece que tudo está sem graça. Nessas horas é que as dicas de beleza certas fazem a diferença. Um retoque na maquiagem aqui, uma sacudida no cabelo e, quando menos espera, você está com outra cara. Pensando nesses dias, o Minha Vida reuniu um time de especialistas. A seguir o cabeleireiro Paulo Schetini, do salão Self, e toda a equipe do Olegário Cabeleireiros ensinam como levantar o visual sem gastar muito e nem perder tempo.

1. Antes de dormir, lave o cabelo e, com eles ainda úmido, enrole alguns bobs. Depois, cubra com um lenço. Ao amanhecer, basta soltar. O máximo que você vai precisar é dar uma ajeitadinha com as mãos;
2. O corte é um grande aliado para garantir a praticidade no dia-a-dia e investir naqueles mais irregulares ajuda muito na praticidade. Além de exigirem menos manutenção, eles ficam lindos só com uma secadinha rápida (nem precisa de escova, basta usar as mãos).

3. Na correria, arrumar só a franja dá uma boa levantada no visual. Passe uma escova nela e enrole um bob por dez minutos. Passado o tempo, basta soltar. O cabelo ficará com um caimento natural e a raiz dos fios sobre a testa, bem mais solta.

4. Puro glamour em 30 minutos. Gostou da idéia?Então tenha a mão uma latinha de spray e um creme sem enxágüe com ação anti-frizz. Depois de lavar e secar o cabelo, modele as pontas com uma escova e passe um pouco de spray. Prenda as pontas enrolando bobs nelas e deixe por meia hora. Nem você vai acreditar que o penteado foi feito em casa.

5. Para domar os cabelos cacheados, lave com seu xampu favorito e passe um leave-in. Na seqüência, seque com um difusor e faça buckles (rolinhos com as próprias mãos) na parte de trás. Nos fios da frente (ou na franja, se você tiver), faça uma escova lisa. Deixe os rolinhos presos por 30 minutos e solte, penteando comas mãos.

6. Se os fios são lisos demais, dê um pouco mais de forma para eles. Lave com um xampu ativador de volume e seque com o secador. Use um escova tipo raquete, penteando desde a raiz. Coloque uns bobs bem grandes em todo o cabelo e espalhe uma nuvem de spray. Mantenha por 15 minutos e solte.

7. Quem gosta de manter as ondas, famosas por causa da top Gisele Bündchen, vai delirar com este truque. Basta lavar o cabelo com um xampu anti-frizz e secar com difusor. Faça um coque simples e prenda com dois grampos grandes. Deixe por 15 minutos e solte. Aquelas ondas vão parecer ter nascido com você.
8. Restaure a força do cabelo com ampolas de vitaminas. Hoje em dia, quase ninguém mais ouve falar delas. Mas os profissionais não abrem mão dos efeitos de um bom coquetel. Dilua algumas delas na sua máscara hidratante e deixe agir por meia hora, cobrindo com uma touca ou toalha morna. Enxágüe e seque como você preferir.

9. Evite os fios quebrados. Para isso, pare de torcer o cabelo como se fosse roupa enxaguada. Quando molhado, o cabelo fica naturalmente mais elástico. Se você fica repuxando ou passando a toalha com muita força, ele enfraquece.

10. Quem tem progressiva deve passar longe dos produtos à base de queratina. O ingrediente é ótimo para fortalecer o cabelo. Mas, ao abrir as cutículas dos fios, faz com o que o efeito da sua escova seja perdido.

11. Se você precisa dar uma levantada no olhar depois de um dia cansativo, as sombras são suas maiores aliadas. Conte com um tom pastel, não importa qual seja a cor da sua pele. As variações de pêssego também ficam ótimas, principalmente nos rostos mais claros.

12. Se você quer chamar a atenção para os seus olhos, não invente: a dupla lápis (ou delineador) e rímel é suficiente. Passe o lápis principalmente na parte superior dos olhos, fazendo um traço bem marcado nas pálpebras.

13. A fama dela faz jus ao efeito: uma boa sombra branca ou perolada abre o olhar. Mas os brilhos só funcionam bem à noite. De dia, seu truque fica over e compromete o visual. Neste caso, também vale complementar a maquiagem com um bom traçado preto rente aos cílios superiores.

14. Ponha tudo no nécessaire e passe o zíper: rímel e lápis preto, blush rosado, corretivo e pó bronzeador. Este é o verdadeiro kit de primeiros-socorros feminino. Com estes produtos na bolsa, você nunca vai passar sufoco nem vestindo jeans e camiseta branca

15. Aumente a duração do seu batom, passando um pouquinho de pó nos lábios. Ele resseca sua boca, deixando os lábios coloridos por mais tempo.

16. Se não deu tempo de fazer a sobrancelha, acalme-se. Um bom rímel transparente delineia e endurece os fios por um dia inteiro.

17. Para saber onde passar o blush sem parecer uma boneca russa, é simples: dê uns tapinhas leves na bochecha e veja onde elas ficam rosadas. É exatamente nesta região onde você deve aplicar o blush e lembre-se: sempre debaixo para cima.

Fonte: Minha Vida

SALADA PARA QUEM ESTÁ NA MENOPAUSA

RICA EM ANTIOXIDANTES, ESTA SALADA É UMA ÓTIMA DICA PARA A PELE DAS MULHERES QUE ESTÃO ENTRANDO NA MENOPAUSA. E O MELHOR: TEM APENAS 190 KCAL (ACRESCENTANDO 1 COLHER DE SOBREMESA DE AZEITE NO TEMPERO).

INGREDIENTES:

-5 folhas de alface-americana (rica em fibras)

- 6 morangos (rico em antocianidinas: antioxidantes que auxiliam a combater o envelhecimento da pele)

- 3 castanhas-do-pará (energética e rica em ácidos graxos insaturados e em selênio,um mineral antioxidante)

-30 g de tofu (derivado da soja, rico em proteínas, minerais e lecitina, que ajuda a melhorar o perfil liídico)

PREPARO:

Pique o alface, os morangos e as castanhas-do-pará e amasse o tofu. Misture os ingredientes e tempere com uma mistura de azeites (para prepará-la use partes iguais de azeites de oliva, de linhaça e de macadâmia).

Essa mistura de azeites, rica em gorduras monoinsaturadas e ômega-3, é indicada para quem tem problemas de circulação.

Fonte: http://www.dicasecia.com/

10 segredos para deixar a dieta mais fácil

Com estas dicas, seguir o cardápio light vira uma moleza
Mesmo quem já conseguiu vencer a balança pena com ela: sdd, ou síndrome do desânimo na dieta. Os sintomas são preguiça de preparar um lanchinho light e bem gostoso, palpitações na frente de uma confeitaria e tremedeira na hora de montar o prato num restaurante por quilo.

Brincadeiras à parte, tem hora que a gente tem vontade de dormir na hora do almoço só para evitar certas situações (como uma bancada cheia de sobremesas transbordando calorias). O jeito, então, é simplificar nossa vida.

É verdade que cada um acaba encontrando um caminho. E o que vale é você ir por ele numa boa. Mas, às vezes, a rota anda meio cheia de desvios e um mapinha pode ajudar. Abaixo, eu divido com você as pistas que sigo para chegar mais depressa no meu objetivo. Tomara que elas facilitem um pouco a sua jornada rumo ao peso ideal. Mas, se alguma coisa der errado, acalme-se. Junto à toda equipe do Dieta & Saúde, estou por aqui para que tudo volte aos trilhos.

Até a próxima,
Roberta Stella
Chefe da equipe nutricional do site Minha Vida

1- Saiba o que pode ser ingerido: os cardápios são referência para o que pode ou não pode ser ingerido. Conhecendo bem as refeições e os alimentos que as compõem, fica fácil fazer a escolha. Mesmo que, em determinado dia, não seja possível seguir religiosamente o que foi determinado. Conhecer os alimentos e os tamanhos das porções é fundamental para ter uma segunda alternativa quando não há as opções descritas no cardápio.

2- Troque o proibido pelo permitido: uma dieta bem elaborada permite a ingestão de pequenos lanches entre as refeições principais . Dessa maneira, irá se alimentar a cada 3 horas. Entretanto, é necessário trocar a barrinha de chocolate pela fruta menos calórica. Permita-se experimentar novos sabores. Uma dieta equilibrada deve conter frutas, legumes e verduras. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, está na hora de se propor a melhorar.

3- Faça compras saudáveis: na hora da compra do supermercado, vá com uma lista em mãos. Não se permita a comprar doces, salgadinhos, queijos calóricos. O pior erro é fazer a própria armadilha.

4- Não dê chances para desistir: escorregões nas primeiras semanas da dieta são comuns. Entretanto, eles não podem ser desculpa para maiores exageros ou desistência do objetivo de emagrecer. Exagerou? Volte em seguida à alimentação proposta para que elimine peso. Não precisa esperar a segunda-feira para fazer isso. Se exagerou no almoço, volte a controlar a alimentação no mesmo dia.

5- Saiba quais locais freqüentar: selecionar os lugares onde oferecem alimentos mais saudáveis é fundamental para manter-se firme na dieta. Se há as opções mais tentadoras, controle-se. Opte sempre pela opção mais saudável e que trará o resultado esperado. Além disso, saber onde se alimentar é fundamental para propor um local de encontro com os amigos e com a família.

6- Organize a geladeira e despensa: deixar visível os alimentos calóricos e, ao mesmo tempo, os preferidos é uma isca para sair da dieta quando a fome, a ansiedade, o nervosismo, a briga com o namorado, a pressão no trabalho aparecer. Antes de começar a dieta, faça uma faxina na geladeira e na despensa. Deixe-as o mais saudável possível. Se você convive com outras pessoas, faça um cantinho só seu. Se estiver com fome, não fuce no lugar alheio. Busque os seus alimentos saudáveis.

7- Converse com seus amigos: fale a eles sobre a sua nova decisão de emagrecer. Mostre a importância que isso tem para você. Assim, quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Fazer dieta não é sinônimo de exclusão social. Mas é preciso ter ajuda e entendimento para que possa manter-se firme no que é proposto. E, é claro, mostre a eles que você está determinado a alcançar o seu objetivo.

8- Busque se informar: quanto mais você ler sobre alimentação saudável, a importância e os benefícios que ela traz para o corpo, mais fácil será manter-se firme na dieta para atingir o peso desejado. E perceberá que, apesar do fator estético ser a principal causa citada por quem quer emagrecer, a boa saúde e a melhor qualidade de vida são objetivos muito maiores- e mais importantes - de serem alcançados.

9- Estipule diversas metas: durante o processo de emagrecimento é importante colocar pequenas metas . Se o objetivo é emagrecer 20 quilos, comece estipulando a eliminação de 5 quilos. Conforme for avançando, perceberá que é possível atingir a meta final, além de se estimular a cada pequeno objetivo alcançado.

10- Mude o foco: quando a vontade de comer aquele doce ou de atacar a geladeira não sai da cabeça, é hora de mudar o foco. Desvie a atenção da comida. Faça alguma outra atividade. Leia um livro, assista a um filme ou programa, faça caminhadas, arrume a casa, o escritório ou faça uma faxina na sua caixa de emails. Dessa maneira, ocupará a mente e, quando perceber, estará na hora de fazer a próxima refeição.

Fonte: Minha Vida

TOMAR ÁGUA QUENTE EM JEJUM QUEIMA GORDURA?

ALGUMAS PESSOAS PENSAM QUE SE TOMAR ÁGUA QUENTE VAI QUEIMAR A GORDURA ENGERIDA.

ISSO É UMA GRANDE MENTIRA:

Queimar gordura e eliminar peso dependem da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum ou chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir, ou que você já tenha em seu corpo. O ideal é eliminar ou diminuir, ao máximo, a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

VERDADE:

COMER E ASSISTIR À TV PODE ENGORDAR

Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir à televisão, jogar videogame ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e, provavelmente, estará mais ciente do que e de quanto está comendo.

Fonte: http://www.dicasecia.com/

Sapatos Coloridos

De algum tempo para cá os sapatos coloridos estão no auge da moda. Vermelho, amarelo, roxo, azul… tem de todas as cores e todos os gostos. Inclusive já existem modelos em duas e até três cores, um charme!Dicas para escolher um sapato coloridoNa hora de comprar um sapato, tamanco ou sandália colorida é bom ter alguns cuidados. O primeiro e mais importante não deixar se levar pela tentação. Antes de comprá-lo pense se é aquilo mesmo que você quer. A cor também é importante, compre um sapato de uma cor que você goste e se sinta bem. Não adianta nada você comprar um sapato todo colorido mas que você não se sinta bem usando-o.
O sapato colorido tem um outro problema. Quando você usa um sapato branco, preto ou alguma cor neutra, você tem a possibilidade de usar roupa de qualquer cor. Já com o sapato colorido é diferente, se você comprar um sapato vermelho provavelmente você não o usará com alguma blusinha azul por exemplo.
O sapato colorido está na moda e é bonito, tome esses cuidados na hora da compra e deixe seus pés na moda!

Fonte: Dicas de Mulher

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Economia doméstica

Supermercados:
Planejar as compras, se possível em vista ao cardápio que será servido dia a dia.
Repetir pratos de vez em quando não é ruim e facilita sua vida. Controle os supérfluos. Não vá às compras com fome, com pressa, nos horários de pico - perde-se a paciência e compra-se mal.

Feira:
Descubra o horário em que os preços tendem a baixar. Substitua produtos - se o alface está caro, leve acelga, e assim por diante. Procure pelas verduras e legumes da época. Não utilize apenas de uma barraca, diversifique. Se possível evite montes ou bacias em ofertas. Evite comprar grande quantidade de uma só fruta, porque está barata. Poderá perder boa parte dela.

Água:
Lave a louça em dois turnos. Primeiro molhe-a bem. Feche a torneira e ensaboe tudo. Então abra a torneira e enxágüe. Se você mora numa casa regule o numero de vezes em que a calçada é lavada. Seja drástica com os vazamentos: uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

Energia elétrica:
O chuveiro elétrico na posição verão, consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno. Máquinas de lavar que utilizam água quente, gastam quase dez vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais.

Telefone:
Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Informe-se de qual é o critério para os horários à noite, aos sábados após as 14 horas e aos domingos e feriados. Verifique por quantos minutos é cobrando um impulso. Administre esse tempo e os múltiplos dele.

Fogão:
Quando o alimento de sua panela ferver, abaixe imediatamente o fogo. A fervura se mantém e você poupa 60% de gás. Para assar mais depressa carnes ou peixes, envolva-os em papel alumínio. Utilize a outra prateleira do forno para assar um pudim ou bolo. O arroz pode ser feito com menor consumo de gás numa panela de pedra-sabão.Esse método permite apagar a chama 15 minutos antes do alimento estar no ponto: o calor se mantém e cozinha sem fogo durante esse tempo.

Reabilitando vestidos:
Utilize o expediente saudável das reformas. Tingir uma, recortar outra, encurtar, fazer apliques são apenas algumas idéias para que você mude o guarda-roupa sem ir as lojas. Procure pontas de estoque ou as liquidações. Lembre-se uma roupa feita na costureira, fica quase sempre, 50% mais em conta do que aquela da loja. E é exclusiva.

Presentes inadiáveis, Casamentos, batizados, Natal ou aniversários de pessoas muito próximas, são sinônimos de presentes inadiáveis. Mas, diminuir 20% a previsão para esses presentes não vai desonrar ninguém. Meia dúzia de copos em vez de uma dúzia, ou uma camiseta em lugar de uma camisa serão sempre bem vindos.

Fundos de manutenção:
Entupiu a pia! Quebrou um telefone! Queimou os fusíveis! O caçula queimou o vídeo! Sempre que possível faça você mesma, mas se a habilidade manual não for o seu caso nem os da sua casa, faça mais de um orçamento.

Fonte: http://www.irenes.com.br/

Como tirar manchas de suor da roupa

Como tirar manchas de suor da roupa 1
Coloque a roupa de molho numa solução de três colheres (chá) de vinagre branco em um litro de água por 10 minutos. Depois lave a roupa com sabão.

Como tirar manchas de suor da roupa 2
Mergulhar a roupa em uma solução de 4 colheres (sopa) de sal para um litro de água antes de lavá-la.

Como tirar manchas de suor da roupa 3
Coloque a roupa de molho em água morna e vinagre.

Como tirar manchas de suor da roupa 4
Coloque uma mistura de água com bicarbonato de sódio sobre as manchas e deixe de molho por meia hora. Depois, lave a peça.

Como tirar manchas de suor da roupa 5
Esfregue a roupa com uma solução de álccol e amoníaco (os dois produtos em quantidades iguais).

Fonte: http://www.suacasadicas.blogspot.com/

Cafezinho na garrafa térmica

Café bom é o feito na hora, disso ninguém duvida. E café de coador de pano... ou mesmo de nylon ou de papel é muito, mas muuuito melhor do que um café solúvel, mesmo um Café Pelé Gold ou Nescafé Matinal que são mais suaves.
E se a gente gosta muito de café e toma a todo momento, nem sempre temos tempo e disponibilidade para fazer um fresquinho, portanto temos que utilizar a boa e velha garrafa térmica. Mas não use garrafas de válvula (aquelas de apertar pra sair o líquido) use de preferência as de rosca e pressão, pois são mais conservantes.
Antes de colocar o café, passe água fervente na garrafa para iniciar o poder de aquecimento e faz com que permaneça conservando quente por mais tempo. Não se esqueça que não se pode ferver a água do café, somente a da garrafa... se vc utiliza um bule ou jarra antes de jogar para a garrafa, deve esquentar a vasilha com água também... um café em garrafa permanece bom por até 3 ou 4 horas.

Fonte: http://www.suacasadicas.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dicas para ficar longe de problemas

Algumas dicas práticas para ajudá-lo a não recair em situações problemáticas conhecidas em informática!

1. Navegação:
* 1.1 - Nunca saia espalhando por aí os seus dados pessoais, contatos, telefone, e etc., sem antes conhecer a credibilidade do site;
* 1.2 - Numa conversa de chat, nunca forneça dados pessoais, senhas, número de conta bancária, carteira de trabalho e outros dados confidenciais a uma pessoa que você acaba de conhecer;
* 1.3 - Quando você fizer um logout, SEMPRE feche o browser, alguns sites de autenticação não expiram o cookie ou sessões depois de logado, embora a grande maioria dos sites expirem imediatamente o cookie ou sessão, há uma possibilidade que isso aconteça, outra pessoa pode simplesmente clicar no botão Voltar do navegador e ver o conteúdo da sua conta, tome muito cuidado quando for usar um computador em LAN houses, principalmente;
* 1.4 - Jamais, em alguma hipótese, instale certificados de segurança em seu sistema, caso você desconheça a origem e seus propósitos;
* 1.5 - Use uma firewall pessoal que bloqueie a transmissão de dados pessoais sem o seu o consentimento, privacidade hoje em dia é ouro!;
* 1.6 - Use uma camada de proteção contra hijackers, Javascripts e outros códigos maliciosos que fazem alguma modificação no seu sistema, tais como spywares, malwares, sex-dialers, e outros. Atualize o seu browser sempre que possível.;
* 1.7 - Ao entrar em lojas virtuais, certifique-se de que a empresa que fornece o serviço possui criptografia de dados de alta segurança (geralmente aparece um ícone de cadeado na parte inferior direito do navegador), a sua credibilidade e se a mesma possui nome no mercado, e procure saber tudo sobre ela, o nome, endereço, contatos, registros e etc.;

2. Downloads:
* 2.1 - Cheque o arquivo baixado com um anti-vírus confiável;
* 2.2 - Ao baixar algum programa, conheça os seus verdadeiros propósitos, informe-se sobre a empresa desenvolvedora do software.;
* 2.3 - Nunca aceite nada de alguém desconhecido, mesmo que pareça ser alguém boa-praça, lembre-se do que a sua mãe dizia pra você quando pequeno: "Não aceite nada de estranhos!";
* 2.4 - Ao perceber que o arquivo na verdade é um backdoor ou cavalo-de-tróia, a primeira providência a ser tomada é desconectar-se imediatamente da internet, em seguida, passe o anti-vírus nele;
* 2.5 - Se você perceber algum problema e desconfiar de backdoors e trojans ativos na memória, digite MSCONFIG (Windows 98/Me/NT/2000/XP/2003) em Executar, no Menu Iniciar, e observe a guia de inicialização, ali contém os programas que carregam junto com o Windows. Se encontrar alguma referência a algum programa estranho, procure desativar o serviço, primeiramente, depois cheque a autenticidade dele, se a sua suspeita for verdadeira, exclua o server do seu sistema;

3. Mensageiros Instantâneos:
* 3.1 - Quanto aos dados pessoais, a mesma regra se aplica aqui, NÃO saia espalhando os seus dados confidenciais a NINGUÉM;
* 3.2 - Procure fiscalizar a sua roda de amizade, fique atento as intenções da pessoa, você NÃO É OBRIGADO a responder nada a alguém que você não queira, caso desconfie de alguma coisa, BLOQUEIE o usuário;
* 3.3 - Quando não estiver usando o serviço, desative-o;
* 3.4 - Se o serviço oferecer suporte ANTI-SPAM, ative-o, isso será útil;
* 3.5 - Quando houver alguma solicitação de inclusão de algum usuário, veja se conhece a pessoa, caso contrário, tente perceber o mais rápido possível as intenções dela, em caso de desconfiança, recorra ao item 3.2 ou simplesmente negue a solicitação;
* 3.6 - Configure o seu mensageiro para pedir confirmação ao enviarem arquivos para você;
* 3.7 - Atualize o seu programa mensageiro;
* 3.8 - Caso alguém falar para você fazer alguma alteração no sistema, como ativar acesso ao seu computador, assistência remota, e coisas do gênero, conheça a pessoa acima de tudo, ao contrário, desconfie, faça como você faria com drogas... DIGA NÃO!;

4. Segurança:
* 4.1 - Use uma firewall pessoal e um bom anti-vírus;
* 4.2 - Tenha em mãos um bom anti-espião;
* 4.3 - Desative todos os serviços desnecessários que carregam na inicialização do sistema;
* 4.4 - Tenha o hábito de fazer backups dos seus documentos, sempre.;
* 4.5 - Ao perceber uma invasão, desconecte-se da internet imediatamente;
* 4.6 - Ao se conectar na internet, use o menor número de protocolo de transmissão de dados, em nesse caso, use somente o padrão TCP/IP;
* 4.7 - Fique atento ao compartilhamento de arquivos, desative acesso ao NetBIOS;
* 4.8 - Se informe sempre, leia artigos, manuais, tutoriais, de várias fontes de informações específicas sobre o assunto;
* 4.9 - Atualize o seu firewall para que ele possa oferecer maior segurança a você;
* 4.10 - Atualize o seu sistema sempre.

5. Cadastros em sites:
* 5.1 - Em sites de cadastros de acesso grátis (IG, POP, Yahoo, MSN, iBEST e outros), tome cuidado ao fornecer dados, já que é acesso gratuito, não informe os seus dados completos, ou reduza o máximo de informações possíveis, se for preciso, falsifique, pois você só precisa dar satisfações ao porteiro ou delegado, portanto, não tome essa atitude com sites em que envolva transações financeiras como acesso pago, Bancos, lojas conceituadas e registradas, etc., além de você estar cometendo crimes como o de Falsidade Ideológica, estelionato, corre o risco de ter o acesso cancelado, ir para o SPC/SERASA, tomar processos, multas e até prisão, não pense que não será pego, SERÁ COM 100% de certeza!!!;
* 5.2 - Leia atentamente os termos de serviço de cada site e se informe mais detalhadamente sobre o serviço e a empresa.
* 5.2 - Atenção, não é porque o site está presente na internet, que o mesmo é honesto ou tenha algum tipo de credibilidade. Hoje em dia QUALQUER UM, pode criar um site, mesmo que para fins não legítimos, podendo ser hospedado em qualquer lugar do mundo.

6. E-mails:
* 6.1 - Tenha um anti-vírus com verificador de e-mails;
* 6.2 - Nunca abra um anexo de alguém desconhecido... lembre-se que a mamãe dizia...;
* 6.3 - Cadastre-se em sites que possua filtros anti-spam e anti-vírus online, assim você correrá riscos menores de receber vírus, spam, e outros lixos indesejáveis;
* 6.4 - Configure o seu cliente de e-mail para bloquear anexos, adicione regras de mensagens se preciso;
* 6.5 - Não dê o seu endereço de e-mail para pessoas desconhecidas, seja pessoalmente, por mensageiros instantâneos, por telefone, etc. Lembra da mamãe???? ;);
* 6.6 - Ao receber um boato pela internet, não responda a ela, DELETE-A! Além de estar contribuindo para que outras pessoas não recebam, você se livra de mais spams;
* 6.7 - Esta é a mais importante de todas, o estelionato virtual!!! Ao receber mensagens pedindo o número da sua conta, senha de cartões de acesso, pedidos de depósitos, e tudo que envolva dinheiro, DELETE IMEDIATAMENTE! Bancos, principalmente NUNCA enviam mensagens a você sem a sua permissão;
6.8 - Quando receber um spam, não saia clicando em tudo que vê, a curiosidade "matou o gato".

7. Vírus:

Existem vários tipos dele, como um vírus orgânico pode ser letal, dependendo do tipo, pode não haver cura, então, a mesma coisa vale para o microcomputador. O melhor remédio é a prevenção. Você deve se perguntar: "Mas eu tenho um ótimo anti-vírus, mesmo assim, fui contaminado... Mas como?". Como já foi dito aqui, eles podem variar de tamanho e tipo. Vale lembrar que hoje em dia, ninguém está totalmente imune de vírus. Mas algumas medidas podem evitar que o pior aconteça.
* 7.1 - O vírus moderno, não somente usa métodos convencionais para invadir um sistema, mas agora possuem uma inteligência artificial aprimorada, agora exploram falhas de segurança do próprio sistema;
* 7.2 - O uso de uma firewall pessoal se tornou prioridade para ajudar a detectar possíveis trojans e certos tipos de vírus que vem anexado aos e-mails, portanto, USE!;
* 7.3 - Muitos trojans e backdoors podem passar despercebidos pela segurança, usando técnicas autênticas, como usar portas de FTP, Messengers, ICQ, correio eletrônico, e outros. Portanto, fiscalize todos os programas que tentam se logar como tais, com a ajuda de um firewall;
* 7.4 - Ao ser infectado, o anti-vírus mesmo trata de detectar e remover o vírus, mas há casos críticos, em que não é possível a remoção convencional. Se o seu programa suportar a criação de um disco de emergência, faça, aquilo não está ali para enfeite, e você vai precisar um dia, mantenha-o atualizado sempre;
* 7.5 - Os tipos de vírus mais comuns são:
o a) Vírus de MBR (Infecta o setor de boot/inicialização do sistema) - Esse tipo de vírus impede o carregamento normal do sistema;
o b) Vírus de Programas (Infecta arquivos executáveis com extensão bin, vxd, dll, exe, com, pif, bat, e outros) - Esse tipo de vírus pode infectar e se espalhar, ou podem além disso, destruir e modificar dados no disco;
o c) Vírus de Macro (Infecta documentos do MS-Office que contenham códigos de macro) - Esse tipo de vírus atinge os documentos do Microsoft Office que tenham consigo scripts para a execução de algum outro programa ou tarefa;
o d) Vírus de JavaScripts e ActiveX (Infectam todos os documentos e programas que usem a linguagem JavaScript e ActiveX) - Esse tipo de vírus geralmente são pegos através de sites, cujo o script esteja contaminado;
o e) Vírus Polimórficos e Ocultos (Stealth) (Infectam qualquer extensão definida pelo criador) - O primeiro tipo altera a sua estrutura automaticamente, como tamanho, extensão, tipo, e alguns alteram os códigos parcialmente para evitar o rastreamento e o segundo tipo é o mais tenebroso, ele se criptografa para evitar que o scanner leia o seu código. É aí que entra a verificação heurística e a análise de integridade, esses tipos de rastreamento podem identificar um vírus mutante ou "invisível" por gravar uma "impressão digital" no arquivo e analisar uma determinada área ou comportamento de um vírus. Alguns anti-vírus que não conseguem identificar esses vírus podem exibir mensagens como "changed time e size" ou "is encrypted", podem indicar um vírus polimórfico ou oculto, ou pode também se um "falso positivo", ou seja, um arquivo saudável se comportando como um vírus mutante. Não se deve confiar cegamente na verificação heurística;
o f) Worms (Infectam qualquer arquivo que o seu criador determinar) - Este tipo de praga é a mais temida, além de explorar bugs na segurança do sistema, podem causar estragos incríveis, e até abrir brechas para mais worms e trojans;
o g) Retro-Vírus (Infectam qualquer arquivo determinado pelo criador) - Este tipo detrói completamente todos os recursos rastreadores de vírus e invasões, como apagar arquivos dos anti-vírus, firewall, ou até mesmo infectá-los;
o h) Trojans e backdoors (Infectam qualquer arquivo que o criador determinar) - Este tipo de invasor por ser dividido em duas partes, um cliente e um servidor. O trojan cliente é o verdadeiro invasor, é o que se conecta ao trojan servidor (sistema infectado), de agora em diante o sistema estará ao controle do trojan cliente. O backdoor pode substituir uma versão autêntica de um serviço por outro alterado. Este se aproveita dos backdoors disponíveis no próprio Windows.
o i) Malwares|Spywares|Hijackers (Não são vírus, mas também entram furtivamente) - Embora não causem estragos como os vírus, esses tipos de pragas também alteram dados no sistema, o Malware pode apagar um ou vários programas que possam rastreá-lo e apagá-lo, como o Ad-Aware, Pest Patrol e etc. O Spyware é um espião, ele se encarrega de enviar os seus dados, como e-mail, cookies, e na maioria das vezes instala aquelas propagandas chatas. O Hijackers altera as definições da página inicial, abre páginas automaticamente, e modifica a página de busca do navegador.
* 7.6 - A mais importante... ATUALIZE SEMPRE O SEU ANTI-VÍRUS!!!


Fonte: http://www.forumboadica.com.br/

Entendendo o VOIP

Cada vez mais, as evoluções tecnológicas em telecomunicações nos proporcionam serviços e facilidades que antes mal poderiam ser imaginadas.

Aparecendo cada vez mais em nosso mercado, esta uma nova tecnologia das redes IP (principalmente a Internet), que é conhecida como VoIP – Voice over Internet Protocol, traduzindo, Voz sobre Protocolo de Internet. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz, analógicos, em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.

Com uma relativa largura de banda, (128Kbps já garante uma boa qualidade de voz, sendo de 256Kbps em diante melhor) é possível usar a capacidade de transporte do protocolo IP para transmitir voz.

E o que você ganha com isso? O principal ganho da tecnologia VoIP esta na grandiosa economia proporcionada, pois diferente da tarifação telefônica, que é baseada em distâncias geográficas e horário de utilização, o VoIP se baseia simplesmente na troca de pacotes via Internet.

Outra enorme vantagem é uma herança da rede IP, que é a característica conhecida por comutação de pacotes. Essa característica permite que os pacotes procurem automaticamente o melhor caminho disponível para que a comunicação seja estabelecida, aproveitando de maneira muito mais inteligente os recursos disponíveis e com a opção de ter contingência.

Um pequeno detalhe que eu chamo por sua atenção, é para não confundir VoIP com Telefonia IP. O conceito de VoIP define apenas a transmissão de voz, enquanto a telefonia IP abrange voz, vídeo, fax e outros serviços de telecomunicações.

Mas aonde entra a tão falada economia?

Essa economia que chega a superar a casa dos 70%, reside no fato de se poder realizar chamadas a longa distância com o custo do pulso local de sua conexão à internet, ou o custo de sua banda larga mais o valor cobrado pela operadora de VoIP e mais nada!

Fora o fato de que por ser um serviço da INTERNET e não do monopólio de alguma operadora de telecomunicações ou governo, haverá concorrência, e das grandes! Logo, com concorrência, quem sai ganhando é o usuário final!

E como funciona o VoIP?

Basicamente existem 3 maneiras de se comunicar usando o serviço VoIP.

1) Via telefone comum, com a utilização de um ATA (adaptador de telefone analógico).

Telefone comum -> ATA -> Modem Banda Larga -> Internet à Provedor VoIP

2) Usando um IP-Phone, que é um dispositivo, normalmente ligado a uma porta USB, que com suporte do software do fabricante, você terá literalmente um telefone funcionando em seu computador.

IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Provedor VoIP

3) Conexão direta via IP-Phone, que dispensa o uso de um provedor VoIP, visto que a conexão será equivalente a um ponto-a-ponto.

IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Modem banda Larga -> IP-Phone

Nos dois primeiros exemplos, depois que a conexão é estabelecida com o provedor VoIP, sua ligação poderá ser roteada para qualquer aparelho telefônico, convencional, celular ou outro serviço VoIP também.

Fonte: http://www.boadica.com.br/

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dicas de Moda: Jeans e Sapatos

O jeans é o tipo de roupa que combina com tudo, ou melhor, com quase tudo quando o assunto é sapato.

Ao fazermos combinações de sapatos com jeans, devemos ficar atentos com alguns modelos- tendência deste inverno como os skinny, as bocas de sino e as pantalonas.

Confira algumas dicas de combinação de jeans e sapatos:

Os modelos justérrimos skinny, que continuam na moda, são de fáceis combinações. Quase todo tipo de sapato combina com eles como, por exemplo: os escarpins pontudos ou de bico redondo, com ou sem meia pata; as sandálias altas ou rasteiras, as sapatilhas, as botas usadas por cima. Mas tome cuidado com os modelos de sapatos e sandálias pesadas, de salto Anabela ou plataformas, pois podem estragar o visual refletindo uma imagem desproporcional, caso a pessoa tenha pernas muito finas.

As calças pantalonas com corte alfaiataria ou os jeans com boca de sino ficam muito bem com saltos altos, tanto nas botas, como nas sandálias ou nos escarpins. Podendo abusar de plataformas ou saltos pesados, pois, caem muito bem. Como este tipo de boca encurta as pernas de modo que sapatilhas (principalmente as de bico redondo que diminuem os pés) não costumam dar certo.

Uma dica também para deixar as pernas parecerem mais compridas é se você optou por um jeans color, use sapatos, botas ou sandália na mesma cor da calça. A perna parece aumentar dois centímetros.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/dicas-de-moda-jeans-e-sapatos.html

Como seduzir um homem

Esse artigo tenta, através de algumas regrinhas, transformar mulheres em sedutoras em potencial. Leia com atenção, veja o que já faz e o que seria interessante que começasse a colocar no seu jeito de ser.

Lembre-se: as dicas que vamos relacionar têm a ver com atitudes, não com mudanças de princípio e caráter!

- Aumentar sua auto-confiança é fundamental, e normalmente, isso está relacionado com mudanças físicas. Não significa que você tem que ser uma modelo perfeita, mas tem que se amar como é… e se não ama, mude! Como fazer isso? Pense em um novo corte de cabelo, na perda de peso, roupas mais modernas, passar um lápis no olho, etc.

- Seja misteriosa e os homens que ouvirem sobre você, ficarão intrigados. Exemplo: se está saindo com um homem mais velho, não conte todos os detalhes. No lugar disso,diga que sim, você está saindo com alguém, mas não pode falar muito sobre isso. Esse tipo de mistério se torna mais interessante do que a verdade nua e crua. Gera curiosidade!

- Na hora de se vestir escolha roupas modernas, mas não exagere em decotes e saias curtas.

Abuse de sensualidade, mas mostrando apenas uma pequena porção de pele. Deixe que o homem tenha o desejo de ver o resto.

- O modo de andar é a chave da atração sexual, foi revelado em uma pesquisa recentemente. Então muita atenção na sua postura! Ombros para trás, cabeça erguida, sempre olhando para frente. Essa postura passa confiança e te deixa com um corpo mais bonito.

- O tom de voz é outra chave da sedução. Portanto, nada de falar muito alto, nem muito nasal. O tom de voz mais atraente é o suave, calmo e num volume um pouco abaixo do normal.

- Quando estiver em uma balada, use e abuse do poder da dança. Como o andar, a dança é algo extremamente sedutor que uma mulher pode fazer… mas para isso, precisa saber dançar! Gaste um tempo aprendendo e vendo como as mulheres que você considera sensuais dançam. Lembre-se: o que separa a sensualidade da vulgaridade é uma linha muito tênue, portanto repare em comentários de amigos e na sua própria percepção.
Só não tente ser sexy mexendo apenas os pezinhos!

- Ignorar o homem um pouco durante o processo de sedução é muito importante. Dando um espaço e tempo para ele pensar nas coisas boas que estão acontecendo entre vocês.
Outra idéia que funciona muitas vezes é cancelar um encontro que vocês tinham marcado, pedindo sinceras desculpas. - Outra forma de mostrar interesse é tocar nele durante uma conversa. Esbarre sua mão moderadamente na mão ou nos ombros dele.

- Quando estiverem juntos, use estratégias para quebrar as barreiras físicas: ofereça a ele uma massagem, ou diga que está com sono e encoste a cabeça no ombro dele. Se ele for tímido, depois de uma aproximação dessas, saia da sala por um tempo deixando-o sozinho fantasiando o que pode acontecer quando você voltar.

- Assim como nós mulheres, os homens gostam de ouvir que você gosta dele. Diga que é muito bom quando ele te abraça e aproveite para aumentar a estima dele. Então, se ele não for enorme, diga como ele é forte e assim por diante.

Depois de tudo isso, aproveite para um beijo ardente e muito gostoso… recheado de desejo!

ATENÇÃO: Nem todos os homens podem ser seduzidos. Homens que são muito seguros de si mesmo ou que estão realmente felizes em uma relação, são praticamente impossíveis de serem seduzidos.

Fonte: site www.wikihow.com

Como seduzir uma mulher

O físico é importante, mas não é o critério que mais pesa no momento da sedução.
O charme é a chave do sucesso. Os sedutores com boa aparência são capazes de seduzir mais facilmente uma mulher, uma vez que a atração já está presente. Porém, aqueles que são menos atraentes, terão a chance de se aproximar mais das garotas e ficando próximo aos sonhos e desejos dela.

Caso você seja daqueles que não entende como alguns homens conseguem conquistar a mulher que desejar, segue algumas dicas que irão te ajudar a ficar mais perto desses caras!

- Antes que você possa seduzir uma garota, é necessário que você tenha uma boa imagem (não física, mas com relação à reputação). Faça muitos amigos e seja educado quando falar com eles. Nunca brigue, porque esse tipo de comportamento não é sexy. Seja querido por todos, pois não existe mulher que resista a um homem que todos gostam.

- Sabe aquela mulher maravilhosa, que todos os homens chegam perto e tentam de todas as maneiras uma troca de palavras? Você vai fazer diferente. Finja que você nem reparou na existência dela. Ao cruzar com ela, não ria, nem olhe, ignore mesmo. Ela vai ficar maluca e querer a todo custo chamar sua atenção, simplesmente por não entender como você não está a fim dela.

- É muito importante aguardar algum sinal de que ela está interessada e esperando uma movimentação sua. Preste atenção nos sinais: a garota perfeita te ignorava no início e agora te paquera abertamente ou a garota não tão atraente que era tímida, e agora faz de tudo para ser notada.

- Para as mulheres, o conteúdo de uma conversa é essencial, portanto fale de forma sedutiva, que te transforme em alguém atraente. Nunca comece uma conversa falando de trabalho, colégio, família, second life e essas coisas do dia a dia. E lembre-se, nunca fale sobre você. Então sobre o que falar, você deve estar pensando. Fale sobre viagens exóticas, mitologia, história, sonhos, ou seja, tudo que é prazeroso e intangível.

- Aqueles homens que já possuem algum tipo de fraqueza podem pular essa dica. Mas aqueles que são machões, um pouco de sensibilidade, é muito importante. Isso te fará parecer mais honesto, romântico, etc. Quanto mais feminina a mulher, mais ela vai buscar essas características em seu parceiro. Uma dica: não fale sobre rupturas de namoros e assuntos que podem ser depressivos. Fale de filmes românticos e como você gostou de uma atitude romântica.

- Existe o momento certo para convidar uma garota para sair. Você aprenderá isso com o tempo. Ela demonstrará, através da atenção dada a você, quando você poderá fazer o convite. Cuidado para não perder o momento. Tenha a certeza de que ela não recusará o convite e prepare tudo com muito cuidado, para ter um primeiro encontro perfeito. Ela não vai agüentar a espera até o próximo.

- Ela disse sim. Muitos homens ficam tímidos com essa situação, afinal agora tem que agir muito bem. Se você não conseguir mostrar que está atraído por ela, você pode parecer fraco. Saiba que as mulheres, normalmente, dizem dez “não” para cada “sim”, então não perca tempo e mostre sua felicidade por esse “sim”. Se ela for maravilhosa, diga o quão charmosa e inteligente ela é; se ela não for, diga que ela é maravilhosa. Uma valiosa dica é usar o contato físico. Ande bem próximo a ela, e vocês se esbarrarão; ao abrir a porta do carro, encoste-se a ela. Confiança é o que faz a diferença entre tocar nela e molestá-la.

- Seja sempre honesto. Isso significa não mentir. A mentira tem perna curta, portanto não tente impressioná-la dessa maneira. Não minta sobre seu salário, que você tem namorada, que é muito bom em esportes etc.

- Não se revele por inteiro rapidamente. Conte sobre você aos poucos e quanto perguntado. Não mostre mais do que ela perguntar, afinal, quando o mistério acabar, a sedução acabou. Seja engraçado. Isso não significa fazer piadinhas racistas e estúpidas, mas sim ser inteligente e fazer comentários divertidos durante a conversa.

Se a sedução não der certo por alguma razão, deixe um longo espaço de tempo antes de tentar seduzi-la novamente. Ela precisa de tempo para esquecer a primeira tentativa.

Lembre-se sempre que sedução é uma prática assim como aprender uma língua estrangeira. É muito difícil e você vai errar e acertar; errar mais do que acertar.

Felicidades!

Fonte: site wikihow.com

Mantendo um namoro feliz

Não existem fórmulas mágicas para manter um relacionamento feliz e duradouro para toda vida, o namoro ou casamento com o tempo invariavelmente estão sujeitos a crises, que em muitos casos podem levá-lo ao fim. Alguns cuidados no entanto, podem evitar que estes problemas atrapalhem um relacionamento prematuramente, precisamos conhecer certas manias que atrapalham a nossa vida amorosa e dentro do possível tentar evitá-las.


Não deixe que o trabalho consuma todo seu tempo, administre-o bem para que sobre tempo para se dedicar a sua vida afetiva. Chegar em casa muito tarde e sair muito cedo, prática tão comum nos dias de hoje, diminui sensivelmente o tempo de contato com quem você ama e é sem dúvida um dos maiores inimigos de um relacionamento feliz.

Talvez você esteja pensando e o emprego de 08 ou 10 horas, como fica? tenho que largar tudo para salvar meu relacionamento? Calma, nada disso, mas se você administrar bem o seu tempo vai ver que sobra tempinho no seu intervalo de almoço para um ‘olá’ ao telefone ou uma mensagem carinhosa. Esteja sempre presente e mesmo que a distância mantenha se ligado em quem você ama. Reserve finais de semana para se dedicar a um namoro tranqüilo e relaxante com a pessoa amada.

Não se descuidar da vida social. Com o tempo os casais tendem a se fechar em casa e abandonam a vida social, não deixe que a preguiça torne a sua vida uma mesmice capaz de entediar qualquer relacionamento. Descubra novos programas que se adaptem a agenda dos dois, com certeza irão encontrar algo que possam fazer juntos, mantendo sempre o alto astral e a convivência harmoniosa. Não se restrinja aos programas de ir todo final a casa da sogra ou do sogro, isso pode ser bastante agradável, mas é imprescindível variar.

Vá ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante e siga a agenda cultural de sua cidade. Viajar durante o final de semana também não é nem um pouco uma má idéia.

Mantenha em alta sua vida sexual, a abstinência sexual é um dos principais fatores que levam ao afastamento e conseqüente esfriamento da relação. Mesmo que o desejo diminua com o tempo, saiba que não é normal ele simplesmente acabar. A vontade e a paixão têm que se renovar constantemente.

Não deixe que o seu relacionamento sexual se torne uma rotina, inove, seja criativo(a), converse abertamente sobre seus desejos e fantasias, não permita que o sexo se pareça com uma obrigação entre os dois.

Não permita que a convivência a dois por longo tempo acabe com seus planos para o futuro, manter um namoro não é só enfrentar o dia-a-dia. É preciso construir algo juntos, desde coisas a curto prazo, como uma viagem juntos, um curso que vão fazer etc, a projetos mais ambiciosos, como morar juntos, casar, talvez um filho, uma casa.

Administre sua desconfiança, evite cenas de ciúmes em excesso, não faça de todo fim do dia um interrogatório. Se um dos namorados dá motivo de desconfiança ao outro, converse e repense o relacionamento. Lembre-se que o relacionamento de namoro ou casamento que mantêm está baseado na confiança, e que ela tem que ser recíproca. Confie nele(a) o quanto gostaria que confiasse em você.

Seja atencioso, interesse-se pelas coisas que o outro faz, ou sente, seja participativo sem sufocar. Ajude e seja companheiro, essas pequenas atitudes podem valer mais do que mil palavras ou elogios. Novamente, um telefonema por dia demonstra interesse e atenção. Pequenas atitudes são tão importantes e podem passar despercebidas no dia-a-dia conturbado de um casal de namorados moderno.

Dialogue, esforce-se para dividir seus anseios, problemas e principalmente sua alegria ao seu(a) amado (a). O silêncio é um dos sinais mais importantes que algo não vai bem num namoro ou outro tipo de relacionamento. Lembre caso o silêncio prevaleça vocês acabam simplesmente cumprindo a rotina sem mais ligar um para o outro, isso mata, aos poucos, o namoro e o amor.

A aparência é muito importante, Imagine a cena do marido barrigudo assistindo televisão ou da mulher grudenta de óleo de cozinha... Nada agradável, não? Não precisamos exagerar, mas se cuidar é essencial tanto para o seu namoro como para a sua vida, em geral. Procure então manter se em forma e se vestir bem, afinal não é por que você o conquistou que vai se descuidar agora.

Não se esqueça sempre de elogiar seu namorado (a), Todo mundo adora! Então, já que isto é unanimidade, aproveite e encha seu par de elogios. Enalteça o seus pontos positivos, tanto no aspecto físico quanto a outras qualidades, mas lembre-se elogios tem de ser sinceros, se não vai soar como falsidade.

Aprenda a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro. Mantenha o bom humor em todas as ocasiões, compartilhe sua felicidade com a pessoa amada, afinal de contas um relacionamento de namoro ou casamento não é um compromisso que deva ser enfadonho, mas sim uma escolha que fizemos para tornar nossas vidas mais felizes e alegres.

Por: Cristina Fontes

Fonte: http://www.parcerto.com.br/

Compulsão por Compras: quando o prazer vira um vício

Convenhamos, o ato de consumir é algo prazeroso, seja para atender as nossas necessidades básicas ou os nossos caprichos, que não são poucos. Mas infelizmente isso pode se tornar um vício, uma doença de difícil controle. E para piorar a situação, o comprador compulsivo tem dificuldades em reconhecer que já passou dos limites e que a família está "afundando" junto com ele.

Quem sofre do problema sente necessidade de comprar em quantidades exageradas, freqüentemente gastando muito mais dinheiro do que pode, caso contrário sente-se extremamente angustiado. Contrai dívidas, passa cheques sem fundos, utiliza vários cartões de crédito, sem o menor controle, gerando prejuízos materiais para si e colocando em risco o patrimônio familiar.

Muitos entram em falência, divorciam-se e podem apresentar outros quadros patológicos associados como a depressão. Além disso, o tempo despedido, pensando em compras e indo atrás dos objetos de consumo pode destruir com sua carreira profissional, comprometer sua vida acadêmica e social.

Cerca de 5 a 6% da população sofrem do problema e é mais freqüente entre as mulheres, na faixa dos 30 a 40 anos. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que 90% dos portadores do transtorno eram do sexo feminino. Porém, as últimas pesquisas americanas demonstram que os compradores compulsivos masculinos vêm aumentando assustadoramente, equiparando-se às do sexo feminino. Mesmo assim, as mulheres, em sua maioria esmagadora, ainda são as que freqüentam os consultórios psiquiátricos e psicológicos.

Atualmente o problema atinge pessoas cada vez mais jovens (por volta dos 18 anos), idade em que os pais costumam presentear a maioridade de seus filhos com contas bancárias e acesso fácil a talões de cheque e cartões de créditos. É muito comum, hoje em dia, vermos jovens endividados, vítimas das facilidades de crédito e das campanhas publicitárias.

Além dos apelos do mercado, as facilidades de compras pela internet e canais de televisão voltados exclusivamente para o consumo também são fatores que propiciam e exacerbam o problema.

Infelizmente muitos destes jovens (ainda estudantes) e dependentes financeiramente se vêem implicados com o SPC e com seus nomes sujos. Os mais favorecidos, normalmente, são socorridos pelos próprios pais. Porém, os menos privilegiados financeiramente não têm perspectivas de quitarem seus compromissos, recorrendo a empréstimos e agiotas, o que só agrava o problema. Mesmo assim, eles acreditam que um dia vão conseguir liquidar suas dívidas e continuam comprando a prazo ou pagando apenas o mínimo de seus cartões de crédito.

Produtos como maquiagem, jóias, roupas, bolsas, sapatos e perfumes são os preferidos pelas mulheres. Já os homens têm como foco os celulares, eletroeletrônicos, motos e carros.

Não podemos negar a grande influência que nossa cultura consumista exerce sobre este transtorno, no entanto também é inegável o componente afetivo representado pelo vazio interno que os compradores compulsivos vivenciam. Via de regra, a compulsão por compras envolve dois fatores: 1) Necessidade de bens materiais, com o intuito de alcançar a "felicidade", que confere poder e status; 2) Como ferramenta para melhorar a auto-estima e sentir-se bem, preenchendo ilusoriamente a carência afetiva.

A compulsão por compras é mais grave do que se pode imaginar. É tal qual um vício em drogas ou jogo. Quem sofre do problema necessita de tratamento adequado, que envolve tanto acompanhamento médico quanto psicológico.

É preciso cortar o ciclo vicioso, uma vez que a compra compulsiva é antecedida por um desejo incontrolável e, no ato da compra em si, o indivíduo vivencia um grande sentimento de alívio (prazer), seguido de culpa e remorso pelo fracasso frente à compulsão. Assim, novamente o compulsivo é tomado por uma sensação de ansiedade muito grande, que só é aliviada com novas compras.

É comum que as pessoas portadoras do problema comprem coisas absolutamente desnecessárias ou roupas repetidas (de várias cores), sejam elas caras ou não, somente pelo prazer de comprar ou para aliviar suas ansiedades. Em casos mais graves, acumulam quinquilharias, bugigangas e caixas em seus armários, quartos, salas, até perderem totalmente os espaços dentro de suas próprias casas.



*Dra. Ana Beatriz B. Silva é médica psiquiatra, conferencista, escritora, professora Hororis Causa da UniFMU (SP) e diretora das clínicas Medicina do Comportamento (RJ e SP).

Fonte: http://www.medicinadocomportamento.com.br/

Timidez Patológica ou Fobia Social: Transtorno de Ansiedade Social (TAS)

“TO BE OR NOT TO BE” (Ser ou não ser).

Situações de dúvidas, incertezas e inseguranças, as quais estamos expostos no dia-a-dia, que nos causam certo grau de desconforto e ansiedade são consideradas normais e, muitas vezes, até necessárias para nos prepararmos para determinadas exposições ou decisões que teremos que tomar.

Mas quando este grau de ansiedade é intenso que nos arrebata com medo exagerado, que precedem a novos compromissos sociais; na dúvida constante de uma simples escolha ao comprar uma roupa; se estamos vestidos adequadamente; se estamos tendo um bom desempenho frente aos olhos de terceiros e sempre preocupados com a nossa imagem, reação e aprovação do outro, podemos estar diante de um Transtorno de Ansiedade.

Sintomas físicos involuntários como taquicardia, sudorese, tremor, rubor, sensação de desmaio, dor de cabeça, urgência urinária, náuseas, diarréia, aos quais somos submetidos, associados ao medo e a preocupação exagerada com a avaliação de terceiros, compõem o quadro clínico do Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social.

O medo, a prevenção e o cuidado, quando em equilíbrio, são saudáveis e necessários para a preservação da espécie. Mas quando o exagero nos causa esquiva e incapacidade de interação com os demais (principalmente pessoas fora do nosso ambiente familiar) ou exposição em situações sociais, deixamos de ser simplesmente tímidos. Estamos diante de um quadro de Fobia Social, também conhecida como Timidez Patológica.

Estes sintomas de ansiedade, de medo intenso, de sensações de pânico e de incapacidade que, muitas vezes são paralisantes, devem ser diferenciados de outros Transtornos de Ansiedade como o Transtorno do Pânico (medo súbito e extremo) e a Agorafobia (medo de permanecer em locais de difícil acesso ao socorro), por exemplo. Nestes dois últimos transtornos, os sintomas desagradáveis são de curta duração (embora intensos) e repentinos, mas não estão associados diretamente à preocupação prévia e exagerada do indivíduo ser observado ou avaliado negativamente por outras pessoas, do medo do escrutínio em situações sociais, gerando esquiva destas situações.

Tanto no Pânico quanto na Agorafobia, a situação de esquiva é atribuída ao medo de uma nova crise, rica em sintomas de ansiedade (sudorese, taquicardia, respiração ofegante, etc.), porém sem estar relacionada à interação social. O paciente com Transtorno de Pânico ou com Agorafobia, por temer uma nova crise, acaba por evitar determinadas situações ou eventos, no entanto não se esquiva de exposição social.

Quem tem Fobia Social apresenta muito mais do que uma simples timidez. O tímido, mesmo que tenha um comportamento inibido e que sofra de ansiedade antecipatória a respeito do seu desempenho, é capaz de reconhecer uma resposta positiva nas outras pessoas durante um encontro social e de interagir. Já o Fóbico Social é incapaz de tal reconhecimento e a interação social quando ocorre é com muita dificuldade.

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social tem como principal característica o medo de embaraço e humilhação diante de terceiros, causando intenso sofrimento e muitas vezes evitação e isolamento social, que pode ser confundido com o isolamento nos quadros de depressão, onde este é causado pela falta de vontade de interação social.

Na Fobia Social também devemos diferenciar as situações de esquiva devido a outros transtornos neuropsiquiátricos pré-existentes. Como exemplo podemos citar as pessoas que sofrem de Parkinson e que se sentem constrangidas com os tremores involuntários e outros sintomas aos quais são expostos.

Outro dado importante é a situação da ansiedade antecipatória, que na Fobia Social pode durar dias ou semanas, ricas em sintomas de ansiedade, noites mal dormidas, pesadelos, entre outros, antes das situações de exposição, da apresentação de um novo emprego, de uma entrevista, palestra ou até mesmo de um evento social em que o indivíduo irá ser apresentado a autoridades ou a pessoas de nível sociocultural elevado. Esta situação de medo poderá ser agravada durante o período de exposição e até ser paralisante em função da autoconsciência aguda – uma atenção exagerada ao próprio comportamento e aos seus sintomas – que, muitas vezes, não são percebidos pelas outras pessoas, mas os impede de ter um bom desempenho. Nestas condições, o mais cruel é que o próprio indivíduo é o seu maior crítico e observador.


Classificamos o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social em subcategorias:

__ Ansiedade social de desempenho ou ansiedade circunscrita a uma atividade. Assinar o próprio nome ou falar em público são os exemplos mais comuns.

__ Ansiedade social generalizada, que se caracteriza pelo temor de exposição a várias situações ao mesmo tempo, como trabalhar na frente de outras pessoas, dar ordens, paquerar, resistir a um vendedor insistente, usar banheiro público, etc.


O Transtorno de Ansiedade Social é o mais prevalente dentre os Transtornos de Ansiedade, tendo seu início entre a infância e adolescência que, quando não diagnosticado precocemente, pode perdurar até a vida adulta, causando grandes prejuízos nas diversos setores vitais do indivíduo: social, afetivo, acadêmico e/ou profissional. Embora acometa homens e mulheres em igual proporção, os prejuízos econômicos e laborais recaem mais nos indivíduos do sexo masculino, por uma questão cultural-econômica e pela necessidade de sustento familiar. Sendo assim, observamos que os homens são mais diagnosticados e procuram mais por tratamento adequado do que as mulheres.

Devemos estar atentos aos diversos transtornos associados (comorbidades) à Fobia Social como o abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, depressão, transtornos de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros, que trazem limitações ao indivíduo, cujos desconfortos podem ser maiores do que a própria Fobia Social. Exatamente pelos prejuízos causados, muitas vezes, são as comorbidades que impulsionam o indivíduo a procurar tratamento especializado e não o Transtorno de Ansiedade Social em si. Contudo, com uma investigação mais cuidadosa, observamos que a causa real dos outros problemas existentes é a Fobia Social. Neste caso, devemos tratar o transtorno de base (transtorno primário) e também os transtornos associados para uma boa resposta terapêutica.

Antigamente achava-se que as causas do Transtorno de Ansiedade Social, eram puramente com base de alterações psicológicas; porém, hoje, temos como conceito bases de caráter hereditário (predisposição genética) associado à disfunção nos circuitos monoaminérgicos (dopoamina, serotonina, adrenalina). É como se o indivíduo desenvolvesse uma espécie de “alergia” a pessoas, envolvendo um sistema psiconeuroendócrino. Como explicar que um indivíduo, pode assinar um cheque numa sala vazia, mas se estiver numa sala com outras pessoas talvez nem consiga entrar, só em pensar em ser observado?

O tratamento do Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social tem como base o uso de medicamentos, associados à terapia cognitivo-comportamental (TCC). Com o tratamento eficaz estes indivíduos passam a readquirir uma postura mais segura em situações sociais, deixando o comportamento de esquiva tão prejudicial ao crescimento intelectual e produtivo, evitando, assim, perdas significativas de oportunidades nas diversas áreas no âmbito social, afetivo, escolar e profissional.

*Dr. João Luiz da Silva Salgado é médico e faz parte da equipe da Clínica Medicina do Comportamento da Dra. Ana Beatriz B. Silva – RJ.

Fonte: http://www.medicinadocomportamento.com.br/

Como evitar a celulite?

Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:

* Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
* O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
* Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
* Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
* Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
* Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

Fonte: http://www.dermatologia.net/

Como evitar as estrias?

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.

Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Fonte: http://www.dermatologia.net/

As melhores dicas para manter sua pele saudável

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:

* não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
* evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes".
* se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
* logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
* beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Cuidados com a pele oleosa:

* evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
* evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
* evite alimentos gordurosos.
* beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
* só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).
* se, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica.

Fonte: http://www.dermatologia.net/

terça-feira, 17 de junho de 2008

Questão de postura

Você sabia que a má postura causa dores, hérnias de disco, cardiopatias e até barriguinha? Pois é! Um simples descuido seu na cadeira, ao ler essa matéria, pode fazer você engrossar a lista de quem teve, tem ou terá dores nas costas - 80% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. E a maioria desses problemas é causado pelos vícios posturais. Por isso, manter uma boa posição ao andar, sentar, dormir, dirigir e praticar exercícios físicos faz toda a diferença, não só em sua silhueta, mas em sua qualidade de vida! Então, erga-se nessa cadeira e fique de olho em algumas dicas e tratamentos que auxiliam na reeducação postural e no alívio da dor.

A coluna vertebral não é reta como pensamos. Ao olharmos de lado, podemos perceber que ela possui quatro curvaturas: a lordose cervical, a lordose lombar, a cifose sacral e a cifose torácica. Além disso, todos nós possuímos cerca de dez graus de escoliose, em virtude da presença do coração, mas a má postura pode levar ao crescimento anormal dessas curvaturas. E é aí que reside o perigo! "Ao contrário do que se pensa, uma má posição não causa deformidades, mas ela pode aumentar as curvas naturais do corpo e até mesmo levar a inclinação lateral da coluna, causando contração muscular e bastante desconforto", revela o médico do esporte e responsável pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), André Pedrinelli.

Dores, alterações vertebrais e barriga

Ainda que o avançar da idade e a falta de exercícios, naturalmente, levem a muitos vícios posturais, a maior causa de problemas na coluna é o desleixo com a postura, seja em casa, na rua ou no próprio ambiente de trabalho. "Com o avanço da idade, as pessoas andam mais curvadas para a frente por causa da osteoporose. Mas a má postura é a campeã das causas de dores nas costas", explica o presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, Fabio Ravaglia, acrescentando que este mau hábito, além da lombalgia e das dores, costuma dar desconfortos também na cabeça, pernas e braços. Se não houver cuidado, é possível desenvolver problemas maiores como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. "Alterações na coluna vertebral, como as hiperlordoses - mais comuns nas mulheres - e a hipercifose torácica - freqüente no sexo masculino -, são muito constantes", revela o ortopedista.

A cifose se caracteriza por um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral localizada no meio das costas, muito comum com o avanço da idade. "Quem sofre de cifose torácica costuma possuir ombros e pescoço inclinados para a frente e uma pequena corcunda", explica a fisioterapeuta Daniela Martins. São pessoas que, geralmente, sofrem de dores nas costas, braços e mãos. Já a hiperlordose é o crescimento da curvatura lombar da coluna. O bumbum fica levemente empinado e os principais sintomas são dores nas pernas e nas costas, sobretudo, em atividades que envolvam a extensão da coluna, como ficar em pé por muito tempo. Pessoas com músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante constituem o maior grupo de risco. "Nessas pessoas, a flexão do tronco costuma aliviar a dor, o que faz com que elas prefiram manter-se sentadas ou deitadas", afirma Daniela. Por fim, a escoliose é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, resultando em um formato "S" e deixando um ombro mais alto que o outro.

Prejuízo para a saúde e para a beleza

Andar por aí sentindo dor nas costas não é nem um pouco agradável. Agora, imagine ganhar barriga em virtude de uma má postura... Impossível? Nem um pouco! Está comprovado que a famosa barriguinha pode ser sintoma de um descuido com a sua postura. "A mulher possui uma lordose lombar maior que a do homem, pela presença de uma bacia mais larga. No entanto, quando ela possui uma hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para a frente, originando a indesejável barriguinha", conclui Pedrinelli.

Se você acha sofrimento o bastante ter que ostentar uma barriguinha, saiba que o salto alto é outro vilão postural. Ao levantar o pé, o salto encurta a panturrilha e projeta o corpo para frente. Visando compensar esse movimento, a mulher tende a jogar o corpo um pouco para trás, o que pode culminar em uma hiperlordose. Mas não desanime. Para a felicidade do sexo feminino, os especialistas garantem que alguns saltos ainda são permitidos. "O ideal é que o salto tenha entre três e quatro centímetros e possua bico redondo ou quadrado para não dar dor no quadril, no joelho e alteração nas costas. Nada de bicos finos! Eles comprimem os dedos, aumentando joanetes e, quanto mais pontiagudos, mais instabilidade criam ao pisar", aconselha Fabio Ravaglia.

Por fim, vale lembrar que a postura pode influenciar até o emocional da pessoa. E vice-versa. Além de a dor causar desvios de humor e irritação, você já deve ter reparado que pessoas tímidas e depressivas tendem a projetar a coluna para frente. "Algumas pesquisas revelam que 30% dos pacientes que apresentam dor crônica na coluna têm um quadro depressivo. Até porque o neurotransmissor das sensações de dor e tristeza é o mesmo: a serotonina", confirma Pedrinelli. Segundo Fabio Ravaglia, uma técnica belga - o método GDS, do terapeuta Godelieve Denys Struyf - mostra a relação entre a parte emocional e postural. "Semelhante ao RPG, esse método mostra que quando a pessoa está com vergonha, deprimida ou em pânico, ela tende a se retrair", revela.

http://www.bolsademulher.com/

domingo, 15 de junho de 2008

Como fazer uma massagem anti-stress nas costas

Alguns pontos de grande acúmulo de tensões encontram-se nas costas. Aprenda a fazer uma massagem anti-estresse nas pessoas que você gosta. A massagem é muito bem indicada para quem trabalha com pesos ou para quem passa horas trabalhando na frente de um computador.

Passo a passo:

1. Deite a pessoa de barriga para baixo.

2. Passe um pouco de óleo nas costas.

3. Comece pelos ombros, local que geralmente sofre maior tensão.

4. Use as mãos como pinças (bicos de pato): polegares na parte de cima das costas e outros dedos na parte da frente do corpo.

5. Faça leve pressão e deslize a mão em direção ao pescoço.

6. Coloque os polegares do lado da coluna (bem ao lado dos ossinhos, um polegar de cada lado).

7. Faça movimentos circulares de dentro para fora, sem sair do lugar.

8. Coloque os polegares mais para baixo e repita o movimento; assim por diante até chegar a base da coluna.

9. Com as mãos abertas em forma de v, (viradas para cima) faça movimentos de sobe (em direção ao pescoço) e desce (em direção ao bumbum), utilizando leve pressão.

10. No retorno a base da coluna, as mãos não devem exercer pressão.

11. Recomece o movimento descrito no passo 9. Repita-o por aproximadamente 10 vezes.

12. Para relaxar ainda mais, você pode apenas fazer movimentos circulares com as mãos abertas, de baixo para cima, sem muita pressão.

Atenção:

1. Jamais faça movimentos comprimindo ou empurrando as costas de cima para baixo, pois desta forma você leva o sangue para a base da coluna, de onde ele terá dificuldades para voltar. Isso pode provocar hematomas e inchaços.

2. Não pressione muito. Se a pessoa apresentar dor em algum ponto das costas enquanto você massageia, pare. A pessoa pode estar com o que os massagistas chamam de nó, que é um músculo travado ou muito contraído. Se você fizer pressão demais sobre este ponto dolorido, ou fizer o movimento errado, a dor pode piorar. Não faça o que não sabe, procure um especialista.

3. O que precisa: óleo essencial, paciência e quietude.

Fonte: www.tutomania.com.br

Emprego de A a Z: F de Formação

Dicas sutis para ele perceber que você está a fim!

A maioria das pessoas concorda que não é legal a menina “chegar” no menino. Então, os garotos ficaram incumbidos de adivinhar se aquela garota está a fim e de tomar a iniciativa, correndo riscos de levar um não na cara! Muitos deles, quando não tem certeza que vai dar pé, nem chegam... Morrem de vergonha! Minha dica de hoje vai para você garota, que não quer dar a cara a tapa, mas também quer que ele saiba que ser pedir pra ficar com você, vai ser bem atendido!

-Não desvie quando ele olhar pra você. Se ficar empinando esse nariz pra outro lado, ele vai achar que você está esnobando e vai perder a coragem. Não precisa fazer carinha de quem está gostando demais, basta olhar!

-Sorria! Se vocês já estiverem conversando, mantenha um sorriso nesse rostinho lindo que Deus te deu. Assim ele vai se sentir mais à vontade para partir para o próximo passo...

-Se estiver sentada com um grupo de amigos, mantenha-se sempre virada para ele. Cruze as pernas na direção dele, fale olhando para ele, mantenha o rosto virado para ele. São sinais sutis que o farão perceber que nesse mato tem coelho!

-Se estiver na balada, ou numa festa, conversando, procure sempre tocar nele enquanto fala. Segure no braço, apóie no ombro, encoste na cintura, pegue na mão. Repare se ele corresponde. Se o fizer, ótimo sinal!

-“Alguém quer ir ao bar pegar uma bebida comigo?”... Essa é a deixa! Fale perto dele, pra que ele possa ouvir... Vire-se pra ele quando terminar a frase. Se ele entender o recado e for com você, certamente vai estar tranqüilo para partir pro abraço.

O melhor dessas dicas é que, se no fim você descobrir que ele não queria nada com você, dá pra fingir que nunca nada aconteceu... Se alguém vier falar que você deu em cima dele a noite inteira, você já lança: “Dei nada, agi normalmente. Esse cara é louco! Sou legal, não estava dando bola, loser!”.

Fonte: http://dicadodia.blig.ig.com.br/