quinta-feira, 26 de junho de 2008

Economia doméstica

Supermercados:
Planejar as compras, se possível em vista ao cardápio que será servido dia a dia.
Repetir pratos de vez em quando não é ruim e facilita sua vida. Controle os supérfluos. Não vá às compras com fome, com pressa, nos horários de pico - perde-se a paciência e compra-se mal.

Feira:
Descubra o horário em que os preços tendem a baixar. Substitua produtos - se o alface está caro, leve acelga, e assim por diante. Procure pelas verduras e legumes da época. Não utilize apenas de uma barraca, diversifique. Se possível evite montes ou bacias em ofertas. Evite comprar grande quantidade de uma só fruta, porque está barata. Poderá perder boa parte dela.

Água:
Lave a louça em dois turnos. Primeiro molhe-a bem. Feche a torneira e ensaboe tudo. Então abra a torneira e enxágüe. Se você mora numa casa regule o numero de vezes em que a calçada é lavada. Seja drástica com os vazamentos: uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

Energia elétrica:
O chuveiro elétrico na posição verão, consome perto de 40% menos energia do que na posição inverno. Máquinas de lavar que utilizam água quente, gastam quase dez vezes mais energia do que as que lavam com água fria. Lâmpadas comuns podem ser trocadas por florescentes, que economizam 80% de energia e duram muito mais.

Telefone:
Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Informe-se de qual é o critério para os horários à noite, aos sábados após as 14 horas e aos domingos e feriados. Verifique por quantos minutos é cobrando um impulso. Administre esse tempo e os múltiplos dele.

Fogão:
Quando o alimento de sua panela ferver, abaixe imediatamente o fogo. A fervura se mantém e você poupa 60% de gás. Para assar mais depressa carnes ou peixes, envolva-os em papel alumínio. Utilize a outra prateleira do forno para assar um pudim ou bolo. O arroz pode ser feito com menor consumo de gás numa panela de pedra-sabão.Esse método permite apagar a chama 15 minutos antes do alimento estar no ponto: o calor se mantém e cozinha sem fogo durante esse tempo.

Reabilitando vestidos:
Utilize o expediente saudável das reformas. Tingir uma, recortar outra, encurtar, fazer apliques são apenas algumas idéias para que você mude o guarda-roupa sem ir as lojas. Procure pontas de estoque ou as liquidações. Lembre-se uma roupa feita na costureira, fica quase sempre, 50% mais em conta do que aquela da loja. E é exclusiva.

Presentes inadiáveis, Casamentos, batizados, Natal ou aniversários de pessoas muito próximas, são sinônimos de presentes inadiáveis. Mas, diminuir 20% a previsão para esses presentes não vai desonrar ninguém. Meia dúzia de copos em vez de uma dúzia, ou uma camiseta em lugar de uma camisa serão sempre bem vindos.

Fundos de manutenção:
Entupiu a pia! Quebrou um telefone! Queimou os fusíveis! O caçula queimou o vídeo! Sempre que possível faça você mesma, mas se a habilidade manual não for o seu caso nem os da sua casa, faça mais de um orçamento.

Fonte: http://www.irenes.com.br/

0 comentários: