Cada vez mais, as evoluções tecnológicas em telecomunicações nos proporcionam serviços e facilidades que antes mal poderiam ser imaginadas.
Aparecendo cada vez mais em nosso mercado, esta uma nova tecnologia das redes IP (principalmente a Internet), que é conhecida como VoIP – Voice over Internet Protocol, traduzindo, Voz sobre Protocolo de Internet. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia.
A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz, analógicos, em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.
Com uma relativa largura de banda, (128Kbps já garante uma boa qualidade de voz, sendo de 256Kbps em diante melhor) é possível usar a capacidade de transporte do protocolo IP para transmitir voz.
E o que você ganha com isso? O principal ganho da tecnologia VoIP esta na grandiosa economia proporcionada, pois diferente da tarifação telefônica, que é baseada em distâncias geográficas e horário de utilização, o VoIP se baseia simplesmente na troca de pacotes via Internet.
Outra enorme vantagem é uma herança da rede IP, que é a característica conhecida por comutação de pacotes. Essa característica permite que os pacotes procurem automaticamente o melhor caminho disponível para que a comunicação seja estabelecida, aproveitando de maneira muito mais inteligente os recursos disponíveis e com a opção de ter contingência.
Um pequeno detalhe que eu chamo por sua atenção, é para não confundir VoIP com Telefonia IP. O conceito de VoIP define apenas a transmissão de voz, enquanto a telefonia IP abrange voz, vídeo, fax e outros serviços de telecomunicações.
Mas aonde entra a tão falada economia?
Essa economia que chega a superar a casa dos 70%, reside no fato de se poder realizar chamadas a longa distância com o custo do pulso local de sua conexão à internet, ou o custo de sua banda larga mais o valor cobrado pela operadora de VoIP e mais nada!
Fora o fato de que por ser um serviço da INTERNET e não do monopólio de alguma operadora de telecomunicações ou governo, haverá concorrência, e das grandes! Logo, com concorrência, quem sai ganhando é o usuário final!
E como funciona o VoIP?
Basicamente existem 3 maneiras de se comunicar usando o serviço VoIP.
1) Via telefone comum, com a utilização de um ATA (adaptador de telefone analógico).
Telefone comum -> ATA -> Modem Banda Larga -> Internet à Provedor VoIP
2) Usando um IP-Phone, que é um dispositivo, normalmente ligado a uma porta USB, que com suporte do software do fabricante, você terá literalmente um telefone funcionando em seu computador.
IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Provedor VoIP
3) Conexão direta via IP-Phone, que dispensa o uso de um provedor VoIP, visto que a conexão será equivalente a um ponto-a-ponto.
IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Modem banda Larga -> IP-Phone
Nos dois primeiros exemplos, depois que a conexão é estabelecida com o provedor VoIP, sua ligação poderá ser roteada para qualquer aparelho telefônico, convencional, celular ou outro serviço VoIP também.
Fonte: http://www.boadica.com.br/
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Entendendo o VOIP
Postado por Sylvia Tavares às 09:44
Marcadores: Informática, Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário