quinta-feira, 30 de abril de 2009

Melhorando velocidade do eMule

1 - Primeiro é recomendável que você verifique no seu firewall e/ou roteador se as portas que você está usando para que o eMule se conecte a rede estão liberadas.

Para testar as portas vá em "Preferências", escolha entre as opções da esquerda "Conexão" e clique em "Teste de portas", se tudo correr bem passe para o próximo passo, caso contrário você terá que liberar essas portas. Como há uma infinidade de roteadores e firewalls não dá para explicar passo a passo como fazer isso, cada roteador/firewall tem sua própria forma de liberar essas portas, você terá que descobri-las por si mesmo. Um bom local é em fóruns de discussão.

Configuração eMule

2 - Após verificar/desbloquear as portas e elas estiverem liberadas é hora de fazer alguns pequenos ajustes mas que podem fazer um boa diferença. Um desses ajustes é limitar a sua velocidade de upload. Lembre-se, você deve somente limitar, a essência do eMule é compartilhar arquivos, mas se você "compartilhar demais" pode acabar prejudicando a você mesmo. Isso acontece porque enquanto você baixa arquivos, você também tem que enviar algumas pequenas informações de volta para que o download continue, então se você está compartilhando demais, esse envio de informações ficará lento e levará para a lentidão seus downloads também. O ideal é deixar sua velocidade de upload em cerca de 70% da sua capacidade total de upload. Por exemplo, minha conexão tem 160Kbps de upload, o que dá cerca de 16KB/s. Então ajustarei o valor máximo de upload em 11KB/s, como na figura abaixo.
Ah, é altamente recomendável deixar o valor máximo de upload em pelo ao menos 10KB/s, indicar um valor abaixo disso pode lhe render uma "punição" do eMule, deixando seus donwloads mais lentos.

Configuração eMule

3 - Outro ponto importante é indicar o numero máximo de fontes e limites de conexão bem altos. Muitas vezes um arquivo é tão popular que milhares de pessoas o tem, se esse for o caso essa mudança de configuração pode realmente ajudar demais a melhorar a velocidade de seus downloads. Eu recomendo ajustar o valor "Max. de fontes por arquivo" entre 2000 e 2500 e limites de conexão entre 4000 e 5000.

Configuração eMule

4 - Outro ajuste que vale a pena ser feito é no numero máximo de conexões por 5 segundos. O eMule por padrão usa um valor muito baixo, eu recomendo um valor entre 800 e 1000. Na janela de preferências vá em Configurações Avançadas (última opção) e clique em "Máximo de novas conexões / 5s" e coloque o valor entre 800 e 1000. Eu recomendo também que se use a opção "Ativar sistema de créditos". Quando você baixa arquivos de pessoas que também tem essa opção ativadas os downloads ficam mais rápidos entre vocês.

Configuração eMule
5 - Depois de fazer essas alterações, reinicie o eMule e pronto. Agora o eMule deve utilizar melhor sua conexão. Mas lembre-se, o eMule não é um programa focado em velocidade, a finalidade dele é achar arquivos difíceis de serem encontrados numa rede com muita variedade. Muitas vezes, dependendo do arquivo, você pode ter a melhor conexão possível e terá sorte se conseguir baixar determinado arquivo à mais que um dezena de KB/s. É necessário um pouco de paciência às vezes.

Fonte: Dicas PC

0 comentários: