quarta-feira, 29 de abril de 2009

As 10 melhores cidades para se viver: O ranking da qualidade de vida

Pesquisa divulgada pela consultoria de recursos humanos Mercer, batizada de "Qualidade de Vida no Mundo 2009", e que estudou 215 cidades, evidenciou ainda mais o abismo entre o continente europeu e o Brasil, que nos últimos anos passou a ser incluído no rol dos 'emergentes'. Mesmo assim, a cidade brasileira mais bem colocada na lista - Brasília- aparece apenas na 105ª posição, mesmo posto que ocupou na edição 2008 do relatório. As outras cidades brasileiras citadas no estudo são Rio de Janeiro (117ª), São Paulo (118ª) e Manaus (130ª). A Mercer define o ranking de acordo com 39 critérios para cada cidade, que incluem questões políticas, sociais, econômicas, ambientais, segurança pessoal, saúde, educação, transporte e outros. Confira o top 10 do relatório, que não inclui nenhuma cidade americana -a melhor dos EUA é Honolulu (29ª), no arquipélago do Havaí.

1) Viena, Áustria
Alavancada por ajustes políticos e, principalmente, ambientais, a capital austríaca assumiu a liderança do relatório de 2009 da Mercer que aponta a cidade com o mais alto nível de qualidade de vida para se viver, subindo da segunda posição de 2008 para o topo.

2) Zurique, Suíça
Líder do ranking de 2008, a cidade que é o centro financeiro da Suíça e com uma das bolsas de valores mais importantes da Europa perdeu o posto para Viena em 2009. Mas é a primeira das três localidades suíças a aparecer no relatório preparado pela consultoria Mercer.

3) Genebra
Empatada com a austríaca Viena na segunda posição em 2008, Genebra perdeu o posto para a vizinha Zurique, mesmo sendo amparada por um dos mais respeitados sistemas de ensino do mundo.

4) Vancouver, Canadá
Única representante do continente americano no ranking de qualidade de vida divulgado pela Mercer, a cidade da costa oeste canadense aparece à frente de Toronto (15ª), Ottawa (16ª), Montreal (22ª) e Calgary (26ª), as outras cidades do país a figurarem no top 50 do relatório de 2009.

4) Auckland, Nova Zelândia
A capital neozelandesa interrompe o amplo domínio europeu entre os cinco primeiros colocados do ranking de cidades com o melhor índice de qualidade de vida, medido e divulgado pela consultoria de recursos humanos Mercer. Auckland está empatada na quarta posição com a canadense Vancouver.

6) Dusseldorf, Alemanha
Mantendo o posto do relatório de 2008 da Mercer, Dusseldorf segue também como a cidade alemã mais bem colocada no ranking que mede a qualidade de vida de 215 cidades do mundo.

7) Munique, Alemanha
Sétima colocada no ranking de qualidade de vida de 2009, Munique tem outro motivo para se orgulhar: em relatório paralelo divulgado pela Mercer que avalia as melhores condições de infra-estrutura das cidades, a capital da região alemã da Baviera aparece na segunda posição, atrás apenas de Cingapura, na Ásia.

8) Frankfurt, Alemanha
Uma das principais portas de entrada aérea da Europa, Frankfurt é a última cidade alemã do top 10 do ranking de qualidade de vida medido pela Mercer. Mas o país ainda tem Berlim (16ª), Nuremberg (23ª) e Hamburgo (28ª) citados no relatório da consultoria.

9) Berna, Suíça
Capital administrativa da Suíça, Berna fica atrás de vizinhas mais famosas como Zurique e Genebra no ranking que mede o índice de qualidade de vida de 215 cidades do mundo.

10) Sydney, Austrália
Atrás de Auckland, capital da Nova Zelândia e representante da Oceania mais bem colocada no ranking de qualidade de vida medido pelo consultoria Mercer, Sydney fecha o top 10 do relatório. A Austrália tem ainda mais quatro cidades citadas no estudo: Melbourne (18ª), Perth (21ª), Adelaide (30ª) e Brisbane (34ª).

Fonte: msn.com/qualidadedevida

0 comentários: