segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ciclo menstrual e período mais fértil para aumentar as chances de engravidar

Uma dica importante para quem quer engravidar é estar consciente do seu ciclo menstrual e alterações no seu corpo que acontecem nesse período. Durante o ciclo menstrual, que em média dura 28 dias, há duas partes: antes e depois da ovulação.
* Dia 1 começa com o primeiro dia do ciclo menstrual.
* Geralmente pelo dia 7 o ovo começa a ficar preparado para ser fertilizado pelo esperma.
* Entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando pelo ovo fertilizado.
* Por volta do dia 14 (em um ciclo de 28 dias) hormônios fazem com que o ovo seja liberado em um processo chamado ovulação. O ovo desce pelo tubo de falópio até o útero. Se o esperma encontrar com o ovo ele se pregará no revestimento do útero e a mulher ficará grávida.
* Se o ovo não for fertilizado ele é destruído.
* Por volta do dia 25 os níveis hormonais baixam e ocorre a menstruação.

A primeira parte do ciclo menstrual é diferente em cada mulher, podendo até haver diferenças significativas na mesma pessoa de mês para mês, variando de 13 a 20 dias de duração. Essa é a parte mais importante do ciclo menstrual para ser compreendida, uma vez que é onde ocorre a ovulação e mulher pode engravidar. A parte depois da ovulação dura de 14 a 16 dias em todas a mulheres (a menos que haja problema de saúde que afete o ciclo menstrual).

Dicas para engravidar com o método da temperatura corporal basal


A temperatura corporal basal é aquela quando estamos de repouso logo depois de acordar pela manhã. A temperatura corporal basal da mulher aumenta ligeiramente com a ovulação. Então, ao registrar diariamente a temperatura basal por meses, a pessoa pode ser capaz de verificar os dias mais propícios para engravidar. A temperatura basal varia levemente de mulher para mulher, algo em torno de 35,5 e 36,5 graus é a média antes da ovulação. Depois da ovulação a maioria das mulheres tem uma temperatura oral entre 36 e 37 graus. A elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual durante alguns dias. Geralmente a temperatura basal da mulher sobe apenas 0,2 a 0,5 graus, então para detectar essa mudança mínima deve-se usar um termômetro de temperatura basal.

O aumento na temperatura não mostra exatamente quando o ovo foi liberado, mas quase todas as mulheres ovulam dentro de 3 dias após isso. A temperatura corporal permanece em nível mais elevado até o começo da menstruação. Como dica para engravidar os dias mais férteis são:
* 2 a 3 dias antes da temperatura atingir seu ponto mais alto (ovulação), e
* 12 a 24 horas depois da ovulação.

Fonte: Corrida e Saúde

0 comentários: