quarta-feira, 29 de abril de 2009

Idéias e dicas para o casamento civil

O casamento civil é mais rápido e mais simples do que o casamento religioso, mas isso não impede que os noivos organizem uma cerimônia elegante e inesquecível para os convidados.
Mesmo que os noivos decidam casar somente no civil, seja no cartório, em casa ou em um salão, o evento deve ser planejado como se fosse uma cerimônia religiosa. É a recomendação da cerimonialista Márcia Possik, da Marriages.

Segundo Márcia, existem várias maneiras de organizar um casamento civil. “Os noivos devem verificar se no salão há espaço para todos os convidados. Outra dica é organizar com antecedência a disponibilidade do juiz de paz ir até o local, caso a cerimônia seja realizada em casa ou em um salão de festas”.

A cerimonialista lembrou também que se o casamento for realizado no próprio cartório, os noivos deverão convidar somente padrinhos, familiares e amigos mais íntimos, pois, normalmente o local não comporta muitas pessoas.

“Se os noivos querem convidar mais pessoas, além dos padrinhos, é importante verificar, junto ao cartório, se eles possuem uma sala reservada para a realização do casamento”, aconselhou ela.

Nesse tipo de casamento, segundo Márcia, geralmente os noivos optam por oferecer um almoço na casa da noiva, após o casamento no cartório, para os padrinhos. “Se a escolha do casal for o almoço, acho que o bolo salgado não cairá muito bem no cardápio. O mais indicado é que sejam servidos pratos quentes e frios, como churrasco ou massas e alguns tipos de saladas”.

Por ser um casamento informal, Márcia disse que a decoração não é um item fundamental. A dica é decorar a mesa com uma bela toalha branca e um arranjo de flores simples, com pratos e talheres bonitos e discretos.

A cerimonialista Masé Nordi, da Madri Cerimonial, indicou uma finalização com bolo e champagne. “Normalmente o casamento no cartório ocorre na parte da manhã, o que torna viável o almoço. O casamento civil também pode ocorrer em diligência, onde o juiz de paz comparecerá ao local escolhido pelos noivos, em um dia e local pré-determinados”, falou.

Convites – Independente do número de convidados, ele é sempre importante. Pode ser simples, pequeno e informal. “Devem ser de acordo com o estilo do casamento. Para casamentos informais até às 16 horas, o ideal é que sejam simples e originais”, falou Márcia.

Trajes – Independente do horário, a noiva pode se vestir de branco, com véu e grinalda. “Se o casamento for de dia, a única dica é não abusar muito do brilho”, recomendou Márcia.

Decoração – A sugestão de Masé são cadeiras forradas e vasos grandes, espalhados pelo ambiente.

Música – Caso o almoço seja servido em casa, Masé sugeriu um som baixo, com muita MPB ou música ao vivo.

Cardápio e bebidas – Masé lembrou que muitas empresas vão até a residência servir almoço. “Pode ser um serviço de crepes, massas, churrasco ou paella, com acompanhamentos. Isso deixará o casal e seus convidados tranqüilos”.

As bebidas podem ser água, refrigerante, suco, cerveja, espumante e coquetéis com sucos. “Tenha na festa muito chope, caipirinha de saquê e coquetéis. Se o orçamento permitir, o uísque também é uma ótima opção”, indicou Márcia.

Lembrancinhas – Para tornar o evento memorável, não podem faltar as lembranças. Existem diversas opções, como mini bolos e doces caramelizados em pequenas caixinhas. “O bem-casado é sempre indicado para qualquer tipo de casamento”, finalizou Márcia.

Fonte: Ponto dos Noivos

0 comentários: