terça-feira, 3 de junho de 2008

Aproveite o inverno para eliminar as manchas da pele

Muita gente não sabe, mas é no inverno que os tratamentos de manchas de pele oferecem os melhores resultados. Com a ausência do sol forte, fica mais fácil clarear essas pequenas imperfeições, que muitas vezes são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição luz solar. Mas não pense que é só a praia que pode causar esses danos, o sol aparentemente inofensivo do dia-a-dia também contribui para o aparecimento das manchas. Por isso, os cuidados com a pele devem ser diários e incluírem um filtro solar fator 15, no mínimo. Em entrevista ao Delas, a médica dermatologista Carla de Sanctis Pecora fala dos tipos de manchas e dos principais tratamentos disponíveis.

Tipos de manchas:

Melasmas - São manchas castanhas que aparecem na região da face. Elas surgem de uma combinação entre uma predisposição genética da pessoa, exposição solar e podem estar relacionadas também com o uso de anticoncepcionais ou no período de gestação.

Efélides ou “Sardas” - As sardas são pequenas manchas castanhas que podem aparecer isoladas ou em conjunto. Geralmente, surgem entre os 3 e 5 anos, e é mais comum em pessoas de pele, cabelo e olhos claros. Muitas pessoas acham as sardas “bonitinhas”, mas é preciso ter cuidado com elas, pois com o tempo podem escurecer.

Melanoses Solares ou Manchas Senil - São manchas de cor castanha, em tons claros e escuros, e de tamanho variável. Geralmente, elas aparecem a partir dos 40 anos, a causa principal é o fotoenvelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pelo sol. O rosto e as mãos são as principais vítimas das melanoses, já que são� áreas de grande exposição ao sol.

Tratamentos para eliminá-las

Ácidos
Existe um tratamento específico para cada tipo de mancha, tudo vai depender da gravidade da lesão. Por exemplo, as manchas castanhas podem ser tratadas em casa com cremes clareadores indicados por um dermatologista. Segundo a Dra. Carla, essas fórmulas contêm ácidos que vão agir na renovação celular e na pigmentação da pele. Eis alguns dos mais utilizados pela industria cosmética: Alfa Hidroxi Ácido (mais conhecido como ácido glicólico), Ácido retinóico, Vitamina C e clareadores como a Hidroquinona e o Ácido Kójico (os dois últimos são contra-indicados para gestantes).

Pelling
Os peelings são tratamentos muito eficientes e agem mais rápido que os cremes. É indicado para corrigir qualquer tipo de mancha, e por isso é um dos mais utilizados pelos dermatologistas. O nome do tratamento vem do verbo inglês peel, que significa descamar, e é exatamente isso que o pelling faz na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou “doente” e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, tudo vai depender do grau de “estrago” da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Os agentes mais utilizados nos peelings químicos são: Ácido Retinóico, Ácido Salicílico, Ácido Tricloroacético, Solução de Jessner e Ácido Glicólico. Já o peeling físico é desenvolvido por meio de um aparelho chamado dermoabrasor (que vai esfoliar a pele levemente), ou do Laser, que utiliza feixes de luz para clarear a pele.

Mas nem tudo é perfeito, o pelling desencadeia alguns efeitos colaterais desagradáveis, que são temporários, como: ressecamento, vermelhidão, descamação, sensação de ardência e o visual de “cobra descascada”, afinal de contas, você estará literalmente trocando de pele! Os pacientes devem ficar bem longe do sol durante três meses.

Uma novidade do mercado é o peeling de cristal, que utiliza jatos de cristais de óxido de alumínio para remover suavemente a camada externa da pele, dessa forma ocorre a renovação do tecido. O dermatologista Marcelo Bellini explica que o peeling de cristal é um tratamento mais suave com um resultado tão eficiente quanto os outros, mas não causa os efeitos colaterais. “O paciente que faz um peeling de cristal pode sair do consultório e ir direto para o trabalho, por exemplo, porque não vai haver nenhuma marca”, comenta o médico.

Ácidos ou pelling
O pelling tende a ser mais caro do que os tratamentos com cremes formulados. Contudo, quem decidirá o melhor método para clarear as manchas da sua pele será o seu dermatologista de confiança. Na dúvida, consulte dois ou três profissionais. Dica: esqueça o sol por um longo tempo, use muito filtro solar até nos dias nublados e, no próximo verão, vão frite na areia!

Fonte: http://delas.ig.com.br

0 comentários: