segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dieta para baixar o colesterol

Uma dieta rica em fibras e vegetais pode baixar o colesterol quase tanto quanto remédios de estatina, foi o que conclui um estudo canadense publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

A lista de alimentos de uma dieta para baixar o LDL, considerado o mau colesterol, incluem: proteínas de soja, fibras solúveis contidas em frutas e vegetais como quiabo, berinjela, aveia e cevada, e gorduras vegetais (estanois/esterois). Esses alimentos combinados poderiam baixar o LDL (mau colesterol) quase tanto drogas com estatina.

No estudo, 34 adultos com colesterol elevado tentaram 3 dietas diferentes por um mês com algumas semanas de pausa entre elas. As três dietas:

- Dieta de controle. Dieta de muito pouca gordura saturada, a qual foi substituía por gorduras poliinsaturada e monoinsaturada que mostraram reduzir o colesterol LDL. Os alimentos incluíam bastante leite desnatado, queijo sem gordura, iogurte, clara de ovo, óleo de girassol e fibras de cereais integrais.

- Dieta com estatina. Dieta com muito pouca gordura saturada e mais 20 miligramas do remédio Meyacor que contém estatina.

- Dieta portfolio. Dieta rica em vegetais, alimentos com proteína de soja, amêndoas e alimentos ricos em fibras como aveia, cevada, quiabo e berinjela. A fonte de gordura veio de estanois e esterois de vegetais, os quais podem baixar o colesterol.

Os resultados foram os seguintes: a dieta portfolio reduziu o colesterol LDL em 30%, resultado quase igual ao da dieta mais remédio com estatina que baixou o colesterol em 33%, enquanto a dieta controle reduziu 9%.

O pesquisador David Jenkins declarou que os resultados são uma boa notícia para pessoas que não toleram os efeitos colaterais de medicamentos de estatina.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition

0 comentários: