domingo, 15 de junho de 2008

Assista TV pela Internet

Atualmente, com a popularização da Internet Banda Larga, o conteúdo multimídia tomou conta da WEB. Hoje falamos em podcasts, vídeos e músicas em tempo real. O grande ícone pelo menos no Brasil de toda esta revolução é o Youtube. Quem imaginava na época da internet discada assistir vídeos com um clique do mouse? E hoje, você já imaginou assistir TV grátis via Internet? Assistir a ESPN, Globo, Cartoon, CNN entre outros milhares de canais de TV de todo o mundo, tudo em tempo real, já é mais do que possível. Contudo, a qualidade da transmissão será proporcional à velocidade da sua conexão. Conexões acima de 600 Kbps já possibilita assistir a maioria dos canais com boa qualidade. Bom, mas o que eu tenho que fazer para assistir TV pela Internet?
Você conseguirá de duas maneiras:
1 - Via PáginaEntrando em Websites que agregam canais de TV do mundo para ser assistido em um player com suporte a streaming (Certifique-se de ter o Windows Media Player e Real Player instalados). Abaixo estão os melhores sites para você encontrar uma vasta quantidade de canais de TV. São tantos que o problema agora é escolher!

http://sintonizate.net/ - O mais amigável, por ser em português e ter um belo visual. Reune todos os canais em português divididos em várias categorias. Excelente.

http://nexttv.com.br/ - Um site brasileiro que organiza canais do mundo inteiro pelo nome do país de origem.

http://wwitv.com/portal.htm - Em inglês. Mais de 2700 canais do mundo inteiro à sua disposição, organizados pelo nome do país de origem.

http://beelinetv.com/ - Em inglês. Com uma vasta quantidade de canais do mundo inteiro para você assistir na própria página.

2 - Via Software P2PTVBaixando e instalando um programa que traz um conceito muito interessante: O P2PTV. Trata-se de um sistema com o mesmo princípio de softwares P2P (Compartilhamento de Arquivos). Alguém que tenha o software e possui uma placa de TV capta o sinal de um canal (de TV a Cabo ou TV Aberta) e disponibiliza para todos que também possuem o software. No momento que você assiste o canal você também retransmite esses dados para os outros usuários. Assim um compartilha com o outro o sinal, garantindo qualidade de transmissão. Essa alternativa é a melhor pois possibilita assistir canais de TV a cabo (Assistir ao Big Brother ou ao Campeonato Brasileiro, por exemplo). São vários os softwares P2PTV como:

Sopcast - Download Aqui - È o software mais popular de P2PTV. Possui uma enorme quantidade de canais e possui também versão para Linux. Muito amigável e tem recurso de Full Screen, para assistir canais no modo Tela Cheia.

PPMATE - Download Aqui - Outro P2PTV que reúne mais de 200 canais. A desvantagem é que ele está em chinês e parcialmente traduzido para o inglês. Então o iniciante terá uma certa dificuldade até aprender a usar.

PPSTREAM - Download Aqui - Mais um P2PTV que reúne uma boa quantidade de canais. A desvantagem é que ele está em chinês e não possui tradução ainda. Portanto o usuário terá dificuldades de usa-lo. Mas há muitas opiniões positivas a respeito da qualidade de transmissão do software.

TVANTS- Download Aqui - Software P2PTV também bastante popular. Muito amigável no sentido de acompanhar a taxa de transmissão emitindo relatórios de upload e buffering.Como você pode perceber, estes são os principais meios de se assistir TV pela internet. O P2PTV é bem funcional porém ainda está em uma fase embrionária. È extremamente promissor porque não concentra a transmissão sobre um servidor (que pode sobrecarregar e comprometer a qualidade), mas faz do usuário uma pequena "antena" para retransmitir o sinal para outro usuário em modo de compartilhamento.Para um melhor aproveitamento do serviço de TV pela WEB, visite os links abaixo que são referência para a área:

Links Recomendados:
Comunidade Sopcast Brasil (Orkut) - Comunidade do Orkut que reúne muitas dicas e oferece ajuda para usar o software Sopcast.
Comunidade Sopcast (Orkut) - Mais uma comunidade do Orkut com dicas e suporte para uso do programa.
P2PTV Brasil - O maior portal brasileiro sobre a tecnologia P2PTV.

Fonte: http://melhordica.net

0 comentários: