domingo, 25 de maio de 2008

30 Dicas para diminuir o peso.

1ª) Chegou a hora de se movimentar! Se você - até agora - não se conscientizou, sacode a poeira e procure uma atividade já. Você não quer emagrecer? Então, comece a praticar alguma atividade física. Fazer exercícios pelo menos três vezes por semana é um hábito saudável. Transforme isto em uma obrigação prazerosa.

2ª) Tenha bastante disciplina e determinação para atingir a meta. O sucesso depende do seu esforço.

3ª) Estabeleça metas, como por exemplo, quantos quilos você deseja eliminar ou em quantos quilos você quer que a balança pare. Mentalize este número com seriedade. Tudo vai depender da sua auto-sugestão.

4ª) De nada adianta pedalar durante quase uma hora para depois, como “recompensa”, passar na lanchonete e se entregar a um x-bacon, refrigerante e banana-split. Mesmo malhando você acumula mais calorias. É uma questão de matemática. Você perde cem para ganhar mil. Convenhamos. Não dá! Para não cair nessa é preciso comer direito e garantir o estoque de combustível que o corpo precisa, sem abusar das calorias.

5ª) Respeite o programa alimentar e suas devidas substituições. Não tente se enganar. Dois e dois são quatro. Não tente se convencer de que são cinco.

6ª) Procure reservar horários para as refeições. Não deixe intervalos maiores de quatro horas sem se alimentar. Dessa maneira, você evita comer a primeira coisa que aparecer na sua frente para matar a fome. Nós sabemos o quanto você pode ficar sem juízo com fome.

7ª) Coma devagar, mastigando bem. Isto facilita a digestão e gera maior sensação de saciedade e satisfação.

8ª) Lembre-se: a hora da refeição deve ser um momento sagrado. Procure realiza-las em locais tranqüilos e exclusivos para tal. Nada de televisão ou computador.

9ª) Aprenda a comer direito. Isso significa escolher melhor os alimentos e come-los moderadamente, na medida certa. E a medida certa, qual é? É comer um pouco de cada grupo alimentar, em quantidade suficiente para matar a sua fome. Não mais do que isso.

10ª) Nunca, sob hipótese alguma, faça jejum ou cortes radicais no seu programa. Você precisa de alimentos para continuar vivendo. Só precisa saber dosá-los.

11ª) Observe tudo o que come e por que está comendo. Descubra se a sua alimentação é saudável, calórica ou pobre em algum nutriente. Identifique que tipo de alimento, horário ou situação abre o seu apetite. Conhecer você mesma, suas necessidades e carências, é a chave do sucesso.

12ª) Beba bastante água. Pelo menos dois litros por dia.

13ª) Tome líquido antes ou depois das refeições. O suco e a água dilatam as paredes do estômago, iludindo a sua fome. Se não conseguir, tome pouco, então. Uma pequena quantidade (250 ml) satisfaz a sua vontade sem colocar tudo a perder.

14ª) Aumente o consumo de verduras e legumes. Se a ordem é ser saudável e manter a linha, então eles não podem faltar na sua alimentação diária.

15ª) Substitua os doces pelas frutas. São mais nutritivas. Lembra da necessidade de comer todos os grupos em todas as refeições?

16ª) Evite usar gordura animal como banha, toucinho, manteiga ou bacon. Ela é rica em gordura saturada e colesterol. Aliás, esqueça que ela existe.

17ª) Elimine alimentos como refrigerantes, frituras, enlatados, embutidos - lingüiça, salame, presunto e salsicha. Eles são ricos em sódio e acumulam água no organismo, provocando o tal “inchaço” que você tanto abomina. É difícil, mas nada pode ser impossível para você.

18ª) Dê preferência aos alimentos grelhados, cozidos ou assados. São saudáveis e você não precisa ficar com a consciência pesada depois da refeição.

19ª) Refrigerantes sempre diet. Você conhece outro?

20ª) Evite o consumo de guloseimas, salgadinhos em geral, doces, chocolates, balas, bolachas e afins. Eles são muito calóricos e pouco nutritivos.

21ª) Diminua principalmente a quantidade de doces, molhos cremosos, tipo maionese, manteiga, chantilly. Todos esses alimentos muitos gordurosos ou que contém açúcar demais são seus inimigos mortais.

22ª) Prefira óleos vegetais como soja, milho, oliva, girassol.

23ª) Evite os “beliscos” entre uma refeição e outra. Quando a vontade apertar, corra para uma bolacha de água e sal. Uma.

24ª) Prefira sanduíches tipo beirute de peru (sem maionese), filé de frango grelhado, natural (atum, ricota, cenoura, tomate, alface), rosbife de carne, filé mignon.

25ª) Salgados não devem ter presença constante em seu programa. Mas se você não tiver escolha - e as vezes acontece - dê preferência aos salgados assados, tipo esfiha de carne ou verdura, quibe. Mas fuja - como um atleta em uma prova de 100 m rasos - da massa podre (aquela que se esfarela como a de empadinha) e da folhada.

26ª) Se o amigo secreto é numa pizzaria, não entre em pânico. Elegantemente, peça por pizza de escarola, atum ou muzzarela. Massa fina e sem bordas recheadas, é claro.

27ª) Não se faça de desentendida. Vitamina de abacate ou açaí na tigela não é legal. Prefira sucos e vitaminas de limão, melancia, melão, abacaxi e morango. São bem menos calóricos. Ah, não esqueça, com adoçante.

28ª) Aumente o consumo de cereais integrais. Eles possuem fibras e melhoram o funcionamento intestinal.

29ª) Não concentre os alimentos em poucas refeições. Eles devem ser distribuídos nas cinco refeições diárias.

30ª) Nenhuma festa ou comemoração pode desviar você dos seus objetivos. Conscientize-se disso e você só tem a ganhar. E os outros, seus amigos, família, marido, namorado vão ganhar uma nova companheira. Mais cheia de vida e disposição. Completa e realizada intimamente. Uma nova você!

Fonte: www1.uol.com.br/cyberdiet

0 comentários: