quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cálcio para combater a osteoporose

A Osteoporose é uma doença caracterizada pela fragilidade nos ossos e que afeta principalmente as mulheres na pós-menopausa. A ausência do hormônio feminino na fase da menopausa faz com que os ossos percam cálcio. Isso faz com que a estrutura óssea fique mais exposta aos riscos de fraturas, que podem ser irreversíveis. Os locais mais comuns de fraturas são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, a mais perigosa de todas.
A prevenção deve começar em qualquer idade. Na infância e na juventude, a massa óssea está sendo formada. Por isso, é muito importante a ingestão de cálcio. A maior fonte desse elemento é o leite. A prática de exercícios físicos e a exposição ao sol, sempre antes das 10h da manhã, são também são formas de se prevenir a Osteoporose.

Diganóstico

A Densitometria óssea é o método mais conhecido para o diagnóstico da osteoporose. Alguns fatores de risco também são muito importantes para se chegar a uma conclusão sobre a existência ou não da doença. São eles: vida sedentária, fumo e álcool em excesso, histórico familiar de osteoporose, fratura espontânea prévia e utilização de medicamentos como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicorticóides e heparina

Fonte: http://www.unimedjp.com.br/canais/saudeebemestar/dicasdesaude/verdica.php?id=7

0 comentários: