terça-feira, 17 de junho de 2008

Questão de postura

Você sabia que a má postura causa dores, hérnias de disco, cardiopatias e até barriguinha? Pois é! Um simples descuido seu na cadeira, ao ler essa matéria, pode fazer você engrossar a lista de quem teve, tem ou terá dores nas costas - 80% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. E a maioria desses problemas é causado pelos vícios posturais. Por isso, manter uma boa posição ao andar, sentar, dormir, dirigir e praticar exercícios físicos faz toda a diferença, não só em sua silhueta, mas em sua qualidade de vida! Então, erga-se nessa cadeira e fique de olho em algumas dicas e tratamentos que auxiliam na reeducação postural e no alívio da dor.

A coluna vertebral não é reta como pensamos. Ao olharmos de lado, podemos perceber que ela possui quatro curvaturas: a lordose cervical, a lordose lombar, a cifose sacral e a cifose torácica. Além disso, todos nós possuímos cerca de dez graus de escoliose, em virtude da presença do coração, mas a má postura pode levar ao crescimento anormal dessas curvaturas. E é aí que reside o perigo! "Ao contrário do que se pensa, uma má posição não causa deformidades, mas ela pode aumentar as curvas naturais do corpo e até mesmo levar a inclinação lateral da coluna, causando contração muscular e bastante desconforto", revela o médico do esporte e responsável pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), André Pedrinelli.

Dores, alterações vertebrais e barriga

Ainda que o avançar da idade e a falta de exercícios, naturalmente, levem a muitos vícios posturais, a maior causa de problemas na coluna é o desleixo com a postura, seja em casa, na rua ou no próprio ambiente de trabalho. "Com o avanço da idade, as pessoas andam mais curvadas para a frente por causa da osteoporose. Mas a má postura é a campeã das causas de dores nas costas", explica o presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, Fabio Ravaglia, acrescentando que este mau hábito, além da lombalgia e das dores, costuma dar desconfortos também na cabeça, pernas e braços. Se não houver cuidado, é possível desenvolver problemas maiores como artroses, cardiopatias e hérnias de disco. "Alterações na coluna vertebral, como as hiperlordoses - mais comuns nas mulheres - e a hipercifose torácica - freqüente no sexo masculino -, são muito constantes", revela o ortopedista.

A cifose se caracteriza por um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral localizada no meio das costas, muito comum com o avanço da idade. "Quem sofre de cifose torácica costuma possuir ombros e pescoço inclinados para a frente e uma pequena corcunda", explica a fisioterapeuta Daniela Martins. São pessoas que, geralmente, sofrem de dores nas costas, braços e mãos. Já a hiperlordose é o crescimento da curvatura lombar da coluna. O bumbum fica levemente empinado e os principais sintomas são dores nas pernas e nas costas, sobretudo, em atividades que envolvam a extensão da coluna, como ficar em pé por muito tempo. Pessoas com músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante constituem o maior grupo de risco. "Nessas pessoas, a flexão do tronco costuma aliviar a dor, o que faz com que elas prefiram manter-se sentadas ou deitadas", afirma Daniela. Por fim, a escoliose é caracterizada pelo desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita, resultando em um formato "S" e deixando um ombro mais alto que o outro.

Prejuízo para a saúde e para a beleza

Andar por aí sentindo dor nas costas não é nem um pouco agradável. Agora, imagine ganhar barriga em virtude de uma má postura... Impossível? Nem um pouco! Está comprovado que a famosa barriguinha pode ser sintoma de um descuido com a sua postura. "A mulher possui uma lordose lombar maior que a do homem, pela presença de uma bacia mais larga. No entanto, quando ela possui uma hiperlordose lombar, o abdômen acaba por se projetar para a frente, originando a indesejável barriguinha", conclui Pedrinelli.

Se você acha sofrimento o bastante ter que ostentar uma barriguinha, saiba que o salto alto é outro vilão postural. Ao levantar o pé, o salto encurta a panturrilha e projeta o corpo para frente. Visando compensar esse movimento, a mulher tende a jogar o corpo um pouco para trás, o que pode culminar em uma hiperlordose. Mas não desanime. Para a felicidade do sexo feminino, os especialistas garantem que alguns saltos ainda são permitidos. "O ideal é que o salto tenha entre três e quatro centímetros e possua bico redondo ou quadrado para não dar dor no quadril, no joelho e alteração nas costas. Nada de bicos finos! Eles comprimem os dedos, aumentando joanetes e, quanto mais pontiagudos, mais instabilidade criam ao pisar", aconselha Fabio Ravaglia.

Por fim, vale lembrar que a postura pode influenciar até o emocional da pessoa. E vice-versa. Além de a dor causar desvios de humor e irritação, você já deve ter reparado que pessoas tímidas e depressivas tendem a projetar a coluna para frente. "Algumas pesquisas revelam que 30% dos pacientes que apresentam dor crônica na coluna têm um quadro depressivo. Até porque o neurotransmissor das sensações de dor e tristeza é o mesmo: a serotonina", confirma Pedrinelli. Segundo Fabio Ravaglia, uma técnica belga - o método GDS, do terapeuta Godelieve Denys Struyf - mostra a relação entre a parte emocional e postural. "Semelhante ao RPG, esse método mostra que quando a pessoa está com vergonha, deprimida ou em pânico, ela tende a se retrair", revela.

http://www.bolsademulher.com/

0 comentários: