domingo, 18 de maio de 2008

Sugurança - Portas USB.

As portas USB permitem transferir dados para unidades USB flash portáteis e até para tocadores MP3 de forma muito prática. Esses dispositivos de armazenamento, que cabem no bolso da camisa, podem armazenar muitos gigabytes de dados e ser acessados instantaneamente a partir de qualquer computador com conexão USB.Usá-los é muito simples, basta conectá-los à porta para que eles sejam apresentados na sua área de trabalho como uma unidade adicional. Depois, é só copiar arquivos, desconectar o dispositivo e pronto.
Fique atento às ameaças
Apesar de ser extremamente fácil de usar, essa extraordinária tecnologia pode impor vários desafios de segurança para os administradores de rede. Arquivos infectados são capazes de saltar as barreiras impostas pelos softwares de antivírus e pelas restrições do firewall.
Dessa forma, os usuários podem trazer de casa — ou levar — documentos com conteúdo digital contaminado e espalhá-los por toda a rede da empresa. Mesmo aparelhos MP3, conectados via USB, podem conter vírus.
Essa tecnologia também permite que funcionários tragam para o ambiente de trabalho arquivos com conteúdo inapropriado, ítens que podem comprometer a produtividade e violar as políticas da companhia.Também existe o risco de que arquivos saiam da companhia, pelas mãos de espiões ou funcionários insatisfeitos, contendo informações sensíveis para os negócios.Fornecedores têm começado a dar respostas para esse problema, produzindo unidades flash com recursos integrados de segurança, como criptografia e sensores biométricos, e combinando um dispositivo de identidade digital com o armazenamento USB de forma a mesclar facilidade de transporte com confiabilidade dos dados.
Como proteger as portas
Oriente os funcionários sobre os riscos de trafegar arquivos entre o escritório e suas casas. Apresente políticas de segurança e forneça materiais de orientação com mais informações sobre segurança
Aplique uma política de segurança para desktops, que trave o equipamento quando ficar sem uso por alguns minutos
Configure o software antivírus para analisar todas as unidades conectadas ao desktop e as mídias removíveis, e crie nos funcionários o hábito de analisar os arquivos antes de abri-los
Carregue um pequeno arquivo texto, legível, em todas as unidades USB da empresa. Inclua um documento legal que, com clareza, classifique como confidencial e protegida por lei a informação contida na unidade
Restrinja as portas USB nos desktops. Ao desabilitar as portas USB, certifique-se de que todos os periféricos essenciais estejam usando as portas tradicionais e não as USB
Explore as mais recentes opções de criptografia para proteger os dados no caso de perda ou acesso não autorizado
Os dispositivos que usam as versões sem fio da tecnologia USB devem chegar em breve às lojas, com a mesma velocidade de transferência de dados que o atual padrão USB 2.0, mas sem o transtorno dos cabos que conectam seu computador aos vários periféricos, como câmeras, impressoras e discos externos.
Essa versão vai oferecer ainda mais praticidade e também mais complexidade. Mas, ao aprender tudo o que se pode fazer com a tecnologia e ao conhecer as ameaças à segurança, você e o seu USB vão se entender muito bem.


Fonte: http://www.hp.com/latam/br/pyme/dicas/dicas_1_ene.html

0 comentários: