domingo, 18 de maio de 2008

Como melhorar a performance do Windows XP

O Windows® XP pode ficar muito lento ao longo do tempo por diversas razões. A boa notícia é que existem algumas ações que podem ser realizadas para acelerar o boot e o tempo de carregamento de várias aplicações. Siga esses cinco passos, ganhe desempenho e experimente todo o potencial do Windows® XP.

1) Desative a inicialização de programas não desejados
Toda vez que você dá boot em seu PC, muitas aplicações de terceiros são automaticamente carregadas e executadas em segundo plano. Em geral, essas aplicações não são essenciais e podem até ser indesejáveis. Além disso, elas afetam significativamente o desempenho e a velocidade do boot. Mas você pode desativá-las facilmente.
Vá ao menu Iniciar (Start)
Clique em Executar (Run)
Digite msconfig
Clique em OK
Clique na aba Inicializar (Startup) na janela que surge Em seguida, desmarque os itens relativos aos programas de que você não precisa. Se não tiver certeza, você pode encontrar on-line explicações sobre os programas digitando "Task Lists" em seu mecanismo de busca. Uma fonte útil é o site
www.answersthatwork.com (em inglês).
2) Desative a indexação de arquivos
O Windows® indexa o conteúdo armazenado nas unidades de disco para acelerar as buscas. Porém, esse serviço também usa recursos do sistema e retarda as operações de abertura, fechamento e gravação dos arquivos. Se você não faz muitas pesquisas nos discos, é aconselhável desativar esse recurso. Mesmo fazendo isso, você será capaz de fazer pesquisas no futuro; elas só vão demorar um pouco mais.
Abra Meu Computador (My Computer)
Clique com o botão direito do mouse em seu disco – geralmente "C:"
Selecione Propriedades (Properties)
Desmarque a opção Indexar disco para acelerar pesquisa de arquivos (Allow Indexing Service to index this disk for faster searches)
Clique em OK Em seguida, aplique as mudanças às subpastas e arquivos do "C": e clique em OK. Você deve receber uma mensagem, mas basta clicar em Ignorar todos.
3) Desative os efeitos de vídeo
Certos efeitos de vídeo ajudam a tornar o Windows® XP mais atraente. Infelizmente, esses mesmos efeitos também prejudicam o desempenho. Se você não quiser ser capaz de “pintar” sua tela com o mouse ou ter pequenas paradas quando alternar entre aplicações, você terá ganhos desativando esse recurso.
Clique com o botão direito do mouse em sua área de trabalho e selecione Propriedades (Properties)
Na aba Aparência (Appearance), clique em Efeitos (Effects)
Desmarque o item Usar este efeito de transição para menus e dicas de ferramentas (Use the following transition effect for menus and tooltips)
Desmarque o item Mostrar sombras sob menus (Show shadows under menus)
Clique em OK
4) Remova o papel de parede da sua área de trabalho
Se o desempenho do sistema for mais importante para você do que um papel de parede atraente, desative esse recurso.
Clique com o botão direito do mouse em sua área de trabalho e selecione Propriedades (Properties)
Selecione a aba Área de trabalho (Desktop)
Na janela que surge, selecione Nenhum (None)
Clique em OK
5) Faça download e execute programas anti-spyware e anti-adware
É incrível a facilidade com que um PC pode ser infectado por spyware e adware. Um computador contaminado, em geral, sofre de lentidão quando conectado à Internet. E mais, sua segurança e privacidade podem estar comprometidas. Felizmente, existem alguns programas gratuitos e eficientes, como o Spybot Search & Destroy e o Ad-Aware, da Lavasoft, que podem ser acessados através da Internet. Executando esses programas regularmente, você terá a garantia de que seu sistema está limpo.


Fonte: http://www.hp.com/latam/br/pyme/dicas/may_dicas_03.html

0 comentários: